Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Executivo Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024, 07:00 - A | A

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024, 07h:00 - A | A

Cúpula do G20

Governador de Mato Grosso do Sul representa estados brasileiros em fórum internacional do G20

Eduardo Riedel apresenta iniciativas sustentáveis no Urban 20 no Rio de Janeiro

Vivianne Nunes
Capital News

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, será o representante dos estados brasileiros no Urban 20 (U20), evento que abre o calendário do G20 no Brasil, com início nesta sexta-feira (15) no Rio de Janeiro. Indicado por entidades como a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Fórum Nacional de Governadores, Riedel discutirá governança climática e políticas de enfrentamento às mudanças climáticas no painel "Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível".

Entre os temas abordados pelo governador, estão as ações sustentáveis do Mato Grosso do Sul, incluindo a meta de tornar o estado carbono neutro até 2030 e a 1ª Lei do Pantanal, que visa proteger o bioma. "Os estados brasileiros têm um papel crucial para apoiar os municípios, fornecendo apoio técnico e financeiro, e desenvolvendo políticas coordenadas entre os níveis de governo", declarou Riedel.

O governador também destacará o programa 'Roadmap Estado Carbono Neutro', lançado em 2024 para mapear e desenvolver políticas climáticas nos municípios. Já em andamento em dois terços das cidades do estado, o programa visa a inclusão de todos os municípios até março de 2025 e se tornará um dos principais temas do II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, previsto para o final de novembro.

Além disso, Riedel apresentará o Fundo Clima, destinado a captar recursos internacionais para a conservação ambiental e o pagamento por serviços ambientais, fortalecendo a integração da agenda climática nos municípios.

O U20 antecipa discussões do G20, cuja Cúpula de Líderes ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, com foco em temas como inclusão social e transições energéticas. A participação de Riedel reforça o compromisso do Mato Grosso do Sul com a sustentabilidade e inovação em governança climática, marcando a presença do Brasil no cenário global de políticas ambientais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS