Encerrou no último domingo (14), a 33ª edição do Encontro Estadual de Laço Comprido, em São Gabriel do Oeste. O evento foi organizado pelo Clube de Laço Liberato Maffissoni (CLLM), em parceria com a Federação de Clubes de Laço de Mato Grosso do Sul, e com o apoio da Fundação de Esporte e Cultura do Estado (Fundesporte).
O encontro contou com a presença de mais de 700 pessoas e dentre elas, o governador Eduardo Riedel e a primeira-dama Mônica Riedel. "A festa é da família sul-mato-grossense, um esporte genuíno nosso. O Governo do Estado apoia e ajuda todos os clubes de laço, e a Federação, para que a gente siga em frente valorizando cada vez mais esta festa que é do Mato Grosso do Sul", declarou o governador.
A modalidade esportiva do “laço comprido” tem origem nas atividades dos vaqueiros e peões das regiões rurais do Brasil. No Mato Grosso do Sul, o esporte começou no início do século XX e é uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura do estado.
A técnica surgiu pela necessidade de habilidade no manejo do gado e consiste em arremessar uma corda de aproximadamente 12 metros de comprimento com uma argola na ponta para fazer a laçada, 8 metros, que deve ser lançada em direção a um boi ou novilho em movimento.