Na última quinta-feira (4), durante a abertura da 84ª edição da Expogrande, autoridades estrangeiras do Chile participaram da inauguração oficial do estande da Prefeitura de Campo Grande. O evento acontece até o dia 14 de abril, no Parque Laucídio Coelho.
O Chile está entre os 10 principais parceiros comerciais de Mato Grosso do Sul, que ocupa o 11º lugar em relação ao total de exportações brasileiras. As principais commodities exportadas pelo estado são soja (37%), celulose (14%), milho (9,1%), carne bovina resfriada/congelada (8,6%) e açúcares (8,6%).
A chilena Magdalena Balcells González, presidente da Empresa Portuária de Iquique, falou sobre o interesse em fortalecer a região de Tarapacá e que Campo Grande está alinhada ao projeto, por ser a Capital da Rota Bioceânica. “Queremos ser o destino mais conveniente para a carga dos produtores de Mato Grosso do Sul, para que os empresários locais possam se conectar com os mercados da Ásia e da costa do Pacífico. Campo Grande desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo-nos fortalecer os laços e ter acesso à riqueza de produtos que possuímos e levá-los para outros locais através do Pacífico”, explicou.
A prefeita Adriane Lopes destacou que o estande da Prefeitura será um espaço para estreitar relações comerciais. “Serão 11 dias de muito trabalho, e este espaço terá um impacto na economia de nossa capital. No ano passado, recebemos mais de 20 mil pessoas em nosso estande, com palestras, workshops, trocas de experiências e conexões. Estou certa de que este ano iremos superar as expectativas e que cada vez mais seremos uma Capital próspera, não apenas para o presente, mas também para o futuro”, disse.
O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), Adelaido Vila, convidou todos a participarem das festividades chilenas na Expogrande. “Durante todos os dias, teremos uma série de palestras, casos de sucesso e empresas que já estão obtendo êxito em Campo Grande. Nesta sexta-feira, teremos a Festa Chilena, que tem o objetivo de mostrar as potencialidades que temos no Chile, no Estado de Tarapacá, muito bem representado aqui neste momento, para os empresários campo-grandenses. No sábado, teremos a noite paraguaia, que também abre grandes possibilidades de negócios. Serão dias em que receberemos diversos países, abrindo possibilidades para que possamos estabelecer grandes conexões”, pontuou.