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Executivo Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023, 15:15 - A | A

Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023, 15h:15 - A | A

BR-163

Governador exige congelamento de pedágio e propõe mais 15 anos de concessão

Eduardo Riedel busca soluções para rodovia e investimentos de R$ 12 bilhões

Odirley Deotti
Capital News

Saul Schramm/Portal MS

Governador exige congelamento de pedágio e propõe mais 15 anos de concessão

Riedel quer mais investimentos na BR-163

Em uma reunião ocorrida nesta quarta-feira (6), o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, se encontrou com representantes da CCR MSVia e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir o futuro da BR-163. O principal ponto de discussão foi a renovação do contrato de concessão, na qual o governador exigiu o congelamento das tarifas de pedágio e investimentos substanciais na rodovia. A proposta, já aprovada pelo Governo do Estado, segue agora para avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), com expectativa de validação em 30 dias.

O objetivo principal dessa iniciativa é garantir que a BR-163, uma das principais rodovias do Estado, receba investimentos e que os motoristas não sofram com aumentos nas tarifas de pedágio. O secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, enfatizou a importância da não elevação das tarifas, bem como dos investimentos para a melhoria da via.

Saul Schramm/Portal MS

Governador exige congelamento de pedágio e propõe mais 15 anos de concessão

Participaram representantes da CCR, ANTT e Governo do Estado

"Agora depende do TCU validar isto e a gente terá um investimento de quase R$ 12 bilhões na BR-163, que é importante para todos. Os 18 municípios também serão beneficiados com aumento de ISS", destacou Peluffo.

A proposta envolve uma extensão de 15 anos no contrato de concessão da CCR, que atualmente tem 20 anos de duração. Isso possibilitará a realização de uma duplicação gradual da rodovia, atendendo às demandas dos municípios cortados pela BR-163. O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, ressaltou a importância de encontrar soluções para retomar os investimentos na rodovia o mais rápido possível.

"Estamos tentando achar caminhos para que os investimentos sejam retomados na rodovia. Nós da ANTT temos esta missão de harmonizar todos os interesses, em um projeto que possam entregar mais ao cidadão sul-mato-grossense", afirmou Vitale.

A reunião contou com a presença do governador Eduardo Riedel, dos secretários Jaime Verruck (Semadesc), Hélio Peluffo (Seilog) e Eliane Detoni (EPE), além dos deputados estaduais Junior Mochi e Pedro Pedrossian Neto, e representantes da CCR e ANTT. A expectativa é de que, nos próximos dias, o projeto se consolide e apresente uma nova perspectiva para a BR-163, beneficiando a população e o desenvolvimento da região.

Divulgação/CCRVias MS

Pedágio BR-163 CCR

Apesar dos pedágios, CCR Vias MS não duplicou toda a BR-163 no Mato Grosso do Sul

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