O Governo de Mato Grosso do Sul inaugurou, ontem (14), o hospital veterinário "Ayty" (palavra tupi-Guarani que significa ninho, cuidado, aconchego e se pronuncia aitã). Com uma área construída de mais de mil metros quadrados, o novo hospital, localizado no Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande, já começa a funcionar com um corpo clínico composto por sete médicos veterinários e especialistas em Zootecnia, Patologia, Biologia, entre outros. O "Ayty" terá no total 15 servidores entre técnicos e tratadores e teve investimento de R$ 5,1 milhões.
O novo hospital conta com ambulatórios, salas de ultrassom e raio-x, centro cirúrgico, salas de quarentena, solários de aves e répteis, clínicas, salas de triagem e isolamento, câmara fria, entre outros locais de atendimento.
O HV atenderá as mais diversas espécies que vivem nos Biomas: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Na tarde de ontem (14), o governador de MS, Eduardo Riedel, destacou que a unidade hospitalar faz parte de uma política ambiental do Estado. "Não cabe hoje, desenvolvimento econômico sem sustentabilidade e com grandes benefícios para a sociedade. Nós vamos dar à biodiversidade do Mato Grosso do Sul a devida importância e relevância que merece nos mais de 2.500 atendimentos aos animais silvestres", garantiu.
Para o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Hospital "Ayty" vai além do atendimento e recuperação da vida silvestre, mas também no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. "Vamos oferecer aqui a primeira residência médica veterinária em animais silvestres do Brasil".