Chico Ribeiro/Governo MS
Vice-governador Barbosinha conversa com o procurador-geral de Dourados, Paulo César
O Governo do Estado promoveu, nesta terça-feira (29), uma reunião de alinhamento com representantes estaduais, municipais e técnicos envolvidos nas obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. A medida visa solucionar pendências burocráticas para que a obra seja licitada.
O encontro foi solicitado pelo vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, a fim de alinhar as ações para que a obra comece, destacou a importância do aeroporto para o Estado e o compromisso da administração estadual em resolver impasses que dificultam a liberação para licitação do novo terminal de passageiros.
“Nosso objetivo é claro: entregar uma estrutura aeroportuária que atenda às demandas de Dourados e de toda a região. O aeroporto não é apenas um ponto de embarque, mas um ativo fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado. Para garantir que as pendências sejam resolvidas e que Dourados receba essa infraestrutura de qualidade, o que é esperado há muitos anos", disse o vice-governador
Durante a reunião, foram levantados pontos críticos relacionados ao licenciamento ambiental, além de ajustes necessários nos processos de construção do terminal de embarque e desembarque, de responsabilidade do município. Representantes do Imasul, incluindo a fiscal ambiental Luciana Campos e o gerente de licenciamento Josamar França, destacaram as adequações que precisam ser feitas para que as obras atendam às normativas ambientais e às exigências regulatórias federais.
Próximos passos
Como resultado da reunião, ficou definido que as equipes envolvidas terão um cronograma de ações para atender todas as pendências, inclusive as de natureza ambiental. Assim que as mesmas forem concluídas, caberá a Seilog solicitar à Secretaria de Aviação Civil (SAC) a liberação do convênio e a autorização para licitar a obra do novo terminal.
O investimento total será de R$ 39 milhões, com o projeto já concluído pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog). Parte dos recursos virá do Governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, e o restante será de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.
Claudio Lemes Louzada 01/11/2024
Lamentável projeto. A chance de modernidade foi novamente perdida. Depois da “expansão da pista de pouso” de 1.950 x 30m para os mesmos 1.950 x 30m e não a básica e mínima recomendada de 2.200 x 45m, onde qualquer engenheiro sabe que pistas acima de 1.800m devem ter 45m de largura, agora chegou a hora da estação de passageiros. A estação de passageiros será térrea e linear como nos anos 1960 e não em dois níveis, um para embarque e outro para desembarque. O congestionamento de passageiros, transeuntes, carros de aplicativo, particulares e taxi todos no mesmo nível é coisa do passado. Também não há nenhuma ponte de embarque no projeto. Embarque e desembarque será como antigamente, a pé pelo pátio na chuva e no sol. Lamentável!
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