Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 01 de Outubro de 2024


Executivo Terça-feira, 01 de Outubro de 2024, 19:15 - A | A

Terça-feira, 01 de Outubro de 2024, 19h:15 - A | A

Identidade Nacional chega ao sistema prisional de Mato Grosso do Sul

Iniciativa prioriza internos próximos à liberdade e busca facilitar a reintegração social

Fernanda Oliveira
Capital News

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Sejusp, Agepen e o Instituto de Identificação “Gonçalo Pereira”, iniciou a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para a população carcerária do estado. A ação faz parte do programa "Fazendo Justiça", do CNJ, e prioriza internos próximos à progressão de regime ou à liberdade, bem como aqueles que não possuem documento válido. Essa iniciativa visa facilitar a reinserção social, oferecendo dignidade e auxiliando na redução da reincidência criminal, como destacado pelo diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.

A emissão da CIN é uma importante ferramenta para restaurar a cidadania de pessoas privadas de liberdade, segundo o perito Daniel Ferreira de Freitas, do Instituto de Identificação. Com o novo documento em mãos, os internos terão melhores oportunidades de acesso a serviços e ao mercado de trabalho, facilitando sua reintegração à sociedade. Em Campo Grande, a primeira unidade atendida foi o Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, onde um mutirão emitiu 110 identidades, com previsão de emitir até 200 documentos por mês em todo o estado.

Após a capital, o projeto seguirá para o Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto e outras unidades de Campo Grande. No interior, a ação já ocorre no Estabelecimento Penal de Cassilândia, e a meta é expandir para outras regiões. Além da emissão de identidades, também há um trabalho contínuo de emissão de certidões de nascimento para os custodiados, garantindo o acesso a documentos essenciais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS