Na última quinta-feira (28), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, se encontrou com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, para discutirem a reativação da ferrovia Malha Oeste e a ampliação da hidrovia Tietê-Paraná. o encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e teve participação do vice Barbosinha e do Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
A ferrovia Malha Oeste e a hidrovia Tietê-Paraná são dois eixos de transporte que contribuem para a dinâmica econômica sul-mato-grossense. "Conversamos para fazer um alinhamento de necessidades de investimento para revitalizar a Malha Oeste, em especial quanto ao volume de carga de Mato Grosso do Sul para o Porto de Santos. Faremos em breve uma agenda junto ao ministro [dos Transportes] Renan Filho para buscar um alinhamento estratégico entre o Governo Federal e os governos de São Paulo e Mato Grosso do Sul", declarou o secretário Jaime Verruck.
Sobre a hidrovia Tietê-Paraná, debateram o avanço das obras no município paulista de Avanhadava. Segundo Tarcísio de Freitas, as obras no município tem previsão de conclusão para o ano de 2026.
Além de infraestrutura e logística, também foram debatidas a possibilidade de um convênio relativo a títulos de cota de reserva legal e questões de interesse nacional e pautas que interessam aos estados. "Tive a oportunidade de discutir com o governador Tarcísio pautas nacionais e questões que interessam tanto a São Paulo quanto a Mato Grosso do Sul. Há muita convergência em uma gestão de desenvolvimento e crescimento para os estados, muito atrelado à criação de oportunidades de emprego e renda a toda sociedade", pontuou Eduardo Riedel.