Agência de Notícias
Avaliação é baseada em uma série de indicadores, como a transparência nos dados orçamentários
O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu, pela terceira vez consecutiva, o selo diamante de transparência pública, concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). A premiação reconhece o trabalho da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS), que desempenha papel fundamental na implementação de práticas de transparência e na disponibilização de informações públicas para a população.
O selo diamante é a mais alta classificação no Radar da Transparência, uma ferramenta de monitoramento da Atricon que avalia a atuação dos entes públicos na divulgação de informações essenciais ao controle social. A avaliação leva em consideração diversos indicadores, como a transparência nos dados orçamentários, licitações, contratos, execução de obras e a adesão à Lei de Acesso à Informação (LAI), com o objetivo de promover boas práticas de gestão e fortalecer a governança pública.
O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, destacou a importância do selo, ressaltando que Mato Grosso do Sul é o único Estado a receber o selo diamante em todas as três edições da avaliação da Atricon. Ele enfatizou que isso reflete o compromisso contínuo e irrestrito com a transparência pública no Executivo Estadual.
O ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, responsável pela coordenação da transparência na CGE-MS, também comentou a conquista, ressaltando que a premiação é um reconhecimento ao trabalho da Ouvidoria-Geral do Estado na promoção da transparência. Ele parabenizou os servidores da CGE-MS e de outros órgãos que contribuem para a atualização do Portal da Transparência, uma ferramenta essencial para o acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos pela população.