Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (PT), destacou a importância da Casa da Mulher no interior e o trabalho que estão fazendo também para em breve lançar a Casa da Mulher Brasileira Indígena,
Cida adiantou durante entrevista na TV Morena na manhã desta segunda-feira (29), que inicialmente já foi firmado com o prefeito Alan Guedes de Dourados juntamente com o Governador Eduardo Riedel, que a Casa da Mulher Brasileira de Dourados também atenderá as mulheres indígenas e terá trabalhando também ali, mulheres indígenas, Sobre o evento que acontece no Parque dos Poderes no auditório Rubens Gil de Camilo, Cida explicou. “Na verdade, nós vamos estar assinando com o governo do Estado, com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e com, principalmente, com os dois prefeitos, Alan Guedes de Dourados e o prefeito Marcelo Aguilar Iunes de Corumbá, que também serão beneficiados pelo programa com a Casa da Mulher Brasileira.”, resumiu.
Sobre a Casa da Mulher Brasileira Indigena a ministra detalhou em que pé está. “Na verdade, nós estamos estabelecendo diálogos nas comunidades indígenas. Nós vamos estabelecer os seis biomas que tem a comunidade indígena para que nós possamos ouvir, porque a principal falta das mulheres indígenas é a casa da mulher brasileira indígena. Portanto, nós queremos ver o que elas pensam sobre isso, quais as possibilidades para que nós possamos, de fato, estar iniciando a construção das casas da mulher brasileira indígena. Agora, é importante dizer que da vinda da Pagu, que é a nossa coordenadora, nós já vamos ter um acordo com o prefeito de Dourados. A casa da mulher brasileira de Dourados vai atender principalmente as mulheres indígenas, terá profissionais indígenas. Porque será mais ou menos uma referência nacional do atendimento e das necessidades das mulheres indígenas. Essa é a pactuação que nós fizemos com o presidente e com o governador.” .
O evento previsto para às 9h de hoje (29), é ato de assinatura para adesão ao Programa Mulher Viver Sem Violência e implementação de unidades da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá e Dourados. O evento será realizado no Auditório Germano Barros de Souza, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados
Ministra confirmou que as mulheres indígenas do Mato Grosso do Sul, irão ter sua Casa da Mulher Brasileira Indigena