Segunda-feira, 01 de Julho de 2024


Executivo Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 18:25 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 18h:25 - A | A

Pantanal

Ministras Marina Silva e Simone Tebet, com governador Eduardo Riedel sobrevoam o Pantanal 

Durante a coletiva, foi reforçada a necessidade de conscientização humana

Layane Costa
Capital News

Saul Schramm/Governo MS

Ministras Marina Silva e Simone Tebet, com governador Eduardo Riedel sobrevoam o Pantanal 

Sobrevoo na região Pantaneira

Após a chegada da aeronave KC-390, na manhã desta sexta-feira (28), o governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel, acompanhado das ministras Marina Silva e Simone Tebet, realizaram um sobrevoo na região Pantaneira, que está tomada pelos incêndios. Durante a coletiva de imprensa, as autoridades reforçaram a urgência na conscientização sobre os incêndios no Pantanal.

Para a Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, os incêndios são decorrentes de diversos fatores. "Os incêndios que estão acontecendo agora têm uma junção perversa, mudança do clima, escassez hídrica, desmatamento e uso do fogo", afirmou.

Neste ano, as queimadas no Pantanal sul-mato-grossense já atingiram mais de 530 mil hectares. "A mão humana pode fazer muita coisa boa, mas pode fazer muitas coisas indesejáveis, que é queimar um bioma único, como o Pantanal”, destacou ainda Marina.

Conforme a ministra Marina, o município de Corumbá no ano passado teve o aumento de 50% no desmatamento e para ela a resposta está vindo agora. "85% dos incêndios estão se dando em propriedades privadas, os municípios que mais desmataram são os que mais têm incêndios, como no caso de Corumbá".

A aeronave KC-390 foi solicitada pelo governador do Estado na última segunda-feira (24). “Eu enviei um ofício pedindo o KC, tecnologia brasileira, um dos maiores aviões do mundo, preparado para o combate a incêndios nesse caso. Está pronto para atuar no Pantanal”, destacou Riedel.

Ainda, Riedel pontuou a agilidade em combater os incêndios. “Hoje ouvimos o relato que eles receberam a ordem do Ministério da Defesa e em seis horas prepararam o avião, algo que demoraria 12 horas. Passaram a madrugada preparando para estarem aqui hoje, pronto para atuar”.

Para a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, é necessário a conscientização humana em relação às queimadas.

"Orçamento não vai faltar, mas nenhum orçamento vai ser suficiente se não tivermos uma campanha de conscientização e de responsabilização para os incêndios criminosos no Pantanal", pontuou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Governador Eduardo Riedel e ministras Simone Tebet e Marina Silva apontam ações realizadas no combate aos incêndios no Pantanal

Saul Schramm/Governo MS

Ministras Marina Silva e Simone Tebet, com governador Eduardo Riedel sobrevoam o Pantanal 

Ministra Marina Silva, governador Eduardo Riedel e Ministra Simone Tebet

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS