As obras no Mato Grosso do Sul incluídas no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foram lançadas, nesta quinta-feira (21), em Campo Grande. No evento, com o governador Eduardo Riedel e a prefeita da Capital, Adriane Lopes, participaram três ministros do Governo Lula, entre eles, a sul-mato-grossense Simone Tebet, ministra do Planejamento. Com ela estavam o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Ao todo, serão destinados aproximadamente R$ 44,7 bilhões para serem investidos no Estado e, deste valor, R$ 29,1 bilhões já estão com os recursos alocados no Governo Federal.
A cerimônia foi realizada na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Os ministros reforçaram os números divulgados em agosto, quando o programa foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio de Janeiro.
Simone Tebet disse que o Novo PAC será um divisor nas ações do Governo Federal no Mato Grosso do Sul. “Hoje estamos plantando sementes que o povo do Mato Grosso do Sul vai colher no futuro. Esse novo PAC é o início de um novo Brasil. O PAC em Mato Grosso do Sul já é uma nova realidade”, disse a sul-mato-grossense.
Saul Schramm/Governo do MS
Ministra Simone Tebet disse que o PAC em Mato Grosso do Sul já é uma nova realidade
Para a ministra, o Programa já é uma realidade no Estado. “O Mato Grosso do Sul pode ficar tranquilo, a equipe econômica sabe onde quer chegar com crescimento, desenvolvimento, qualidade de vida, com inflação baixa para o povo comer com qualidade, com emprego e renda e carteira assinada. Mas sabe, principalmente, como chegar lá”, reforçou.
Infraestrutura, Saúde, Educação e Habitação
No conjunto de obras do programa, algumas como a construção do contorno de Três Lagoas; a adequação da BR-267 - Alto Caracol - Porto Murtinho; o aeroporto de Dourados e moradias do Minha Casa Minha Vida estão confirmadas.
Estão previstos também investimentos na melhoria da infraestrutura nas cidades, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais; nas construção e ativação de UBSs, policlínicas e maternidades. Além de ações nas áreas de educação, cultura e esportes.
Saul Schramm/Governo do MS
Governador Eduardo Riedel cumprimenta o ministro da Casa Civil, Rui Costa
Estão previstos investimentos também na área de habitação com imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida. Será realizada seleção da Faixa 1 do programa para construção de 1.070 unidades habitacionais no Mato Grosso do Sul, além da retomada de 585 unidades que estão paradas.
Há ainda obras de abastecimento público de água em Dourados, Ponta Porã, cidade fronteiriça com o Paraguai, e Três Lagoas, melhorias em creches, escolas e outros equipamentos públicos da área de educação.
Outro eixo é a expansão das redes 4G e 5G no estado e investimentos estratégicos na área de saúde.
RUI COSTA LANÇA NOVO PAC EM CAMPO GRANDE (MS)
Rui Costa fala sobre novo PAC em Campo Grande