Campo Grande Quinta-feira, 04 de Julho de 2024


Executivo Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 15:42 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 15h:42 - A | A

Desafios

MS Alfabetiza premia destaques e celebra avanços na educação pública do Mato Grosso do Sul

Cerimônia premiou 30 escolas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização

Rogério Vidmantas
Capital News

Bruno Rezende/Governo do MS

Eduardo Riedel

Cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Convenções Rubens Gil

Nesta segunda-feira (1) aconteceu, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, a cerimônia de premiação da Escola Destaque do programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança. Foi uma celebração da educação e dos bons resultados obtidos pelas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Riedel junto a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Secretários de Estado, como Hélio Daher (Educação), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Rodrigo Perez (Gestão Estratégica) também participaram da premiação, além de representantes da educação pública, da Assembleia Legislativa e da bancada federal.

A cerimônia premiou 30 escolas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, conforme resultados aferidos por meio do Saems (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e mensurados pelo Idams (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul). A primeira colocada foi a Escola Municipal Isolino Cândido Dias, de Água Clara.

"Não adianta imaginarmos que nós temos um Estado que cresce 7% ao ano, mas ainda tem criança que não aprendeu a ler e a escrever no tempo certo. Estamos combatendo isso, essa evasão alta. Esse dedo na ferida nós temos que por todo dia", frisa o governador.

Eduardo Riedel ainda frisa que é uma missão de toda a gestão estadual e dos profissionais da educação pública buscar os avanços na educação. "Temos desafios que precisamos nos dar as mãos para poder avançar. É isso que a gente tem que construir aqui no nosso Estado", destaca, acrescentando que a área da educação tem e terá apoio irrestrito.

Bruno Rezende/Governo do MS

Eduardo Riedel

Governador Eduardo Riedel disse que a Educação no MS tem apoio irrestrito

A escola Isolino Candido Dias, primeira colocada, recebeu R$ 80 mil de premiação por ser a primeira colocada. O valor se repetiu para as demais 29 premiadas, demonstrando que não se trata de uma competição, mas sim de um reconhecimento pelo bom trabalho entregue.

"Agora é hora de um grande pacto. É preciso garantirmos ainda mais a qualidade do ensino público, e é isso que esse evento faz. Não basta cobrar quem quem está lá na ponta, mas é preciso dar a mão, estendendo para aqueles municípios, aquelas escolas que de alguma forma tem alguma deficiência, por um problema qualquer regional ou localizado", comenta Simone.

Já o secretário de Educação, Hélio Daher, comenta que a premiação do MS Alfabetiza visa o progresso no trabalho da alfabetização, focado obviamente nas crianças, independente de qual rede ela integre, a Rede Estadual ou a Rede Municipal de Ensino.

"É um investimento do Governo de Mato Grosso do Sul para que cada criança seja alfabetizada na idade certa. Vale lembrar que o programa continua todo o ano. Ele é premiado agora, mas o trabalho desse ano já começou. Vamos seguir fortemente para ampliar o programa e que no ano que vem mais escolas sejam premiadas", finaliza Hélio.

Bruno Rezende/Governo do MS

Eduardo Riedel

Além do governador, diversas autoridades prestigiaram a cerimônia em Campo Grande

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS