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Pista duplicada

Novas tarifas de pedágio na Rota da Celulose podem chegar a R$ 162

Aumento nas tarifas visa atrair propostas para concessão do trecho de rodovias de Mato Grosso do Sul

Viviane Freitas
Capital News

Divulgação/Governo MS

Rota da Celulose em Mato Grosso do Sul

Rota da Celulose, em Mato Grosso do Sul, tem leilão marcado para 8 de maio deste ano

O novo edital de concessão da Rota da Celulose, que envolve trechos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395 e partes das BR-262 e BR-267, trouxe significativas mudanças nas tarifas de pedágio. Em algumas áreas sem duplicação, as tarifas podem atingir até R$ 162 para caminhões de grande porte. A concessão será leiloada em 8 de maio, na B3, Bolsa de Valores de São Paulo, e inclui tarifas mais altas para atrair propostas após o edital inicial não ter recebido nenhuma oferta.

A revisão das tarifas foi feita para tornar o projeto mais atrativo às empresas interessadas. A principal alteração está na variação das tarifas de pedágio, que agora dependem da categoria do veículo e do tipo de pista. Os valores para carros de passeio começam em R$ 5,80, enquanto caminhões de 9 eixos podem pagar até R$ 162. A estrutura de tarifas considera a pista simples ou dupla e a categoria do veículo, com valores mais altos para veículos comerciais e de maior porte.

O reajuste no valor por quilômetro foi significativo, passando para R$ 0,19 em pista simples e R$ 0,26 em pista dupla, superando o modelo anterior, que limitava as tarifas a R$ 0,16 e R$ 0,22, respectivamente. Esses aumentos refletem os custos de operação e manutenção das rodovias, além dos investimentos em duplicações e melhorias nos serviços ao usuário.

A cobrança do pedágio será feita por meio de um sistema eletrônico free flow, permitindo que os veículos sigam sem parar nos pórticos de cobrança. Motoristas que utilizarem tags automáticas terão um desconto de 5%, e motocicletas ficarão isentas do pagamento. Também não pagarão pedágio veículos de órgãos governamentais, como os da Polícia Militar e Ambulâncias, e veículos de carga vazios.

A concessão será decidida com base no maior desconto oferecido nas tarifas de pedágio. As empresas que participarem do leilão poderão oferecer descontos de até 20% nas tarifas, mas para cada ponto percentual de desconto, será exigido um aporte financeiro proporcional. Caso duas empresas ofereçam o mesmo desconto, o critério de escolha será o valor do investimento.

Os investimentos previstos chegam a R$ 10 bilhões em capital privado, e o leilão ocorrerá em 8 de maio de 2025, e as obras deverão começar após a assinatura do contrato, com previsão de até um ano para o início da cobrança. O projeto prevê 12 pórticos de pedágio em municípios de Mato Grosso do Sul, com tarifas diferenciadas conforme a categoria do veículo e a localidade. Além disso, o projeto de concessão inclui melhorias significativas na infraestrutura rodoviária, como duplicações, terceiras faixas, novos contornos e dispositivos de segurança.

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Saul Schramm/Governo MS

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Rota da Celulose em Mato Grosso do Sul

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