O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) e o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), realizaram, no último domingo (30) uma visita técnica para inspecionar o andamento das obras de recapeamento da avenida Duque de Caxias em Campo Grande. Acompanhados pelo diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Mauro Azambuja Rondon, a inspeção focou no trecho próximo à entrada da Embrapa Gado de Corte.
As obras de recapeamento, sob a responsabilidade da Agesul, começaram após a prefeitura não concluir o trecho entre o distrito Indubrasil e o Aeroporto Internacional. Com um investimento de R$ 15,9 milhões, provenientes de emendas parlamentares, Beto Pereira destacou que a obra é financiada integralmente pelo Estado.
"Esta obra é 100% financiada pelo Estado. Uma das vias vem sendo bancada pelo governo e a outra via por emenda parlamentar. O governo tem sido parceiro, e as grandes obras estruturantes de Campo Grande têm aporte do governo estadual”, afirmou Beto.
Durante a visita, Beto criticou a falta de planejamento da prefeitura, que inicialmente solicitou o asfaltamento de apenas uma mão da via, gerando atrasos na execução do projeto.
O governador Eduardo Riedel ressaltou o progresso dos trabalhos, informando que a primeira etapa de recapeamento dos 9,4 km da avenida será concluída dentro de 60 dias. "A obra está em estágio avançado. Nossa meta é concluir toda a parte asfáltica até agosto e fortalecer a sinalização para garantir a segurança de todos que utilizam a avenida", declarou Riedel.
Além do recapeamento, o projeto inclui a construção de calçadas acessíveis e melhorias nas ciclovias, beneficiando motoristas e ciclistas que utilizam a avenida Duque de Caxias, especialmente nos fins de semana.
A avenida Duque de Caxias é uma via crucial, conectando diversos bairros populosos de Campo Grande, como Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande, Vila Eliane, Jardim Carioca, Vila Popular e Núcleo Industrial. Além disso, é um cartão-postal da cidade, sendo uma das primeiras visões para quem chega pelo Aeroporto Internacional.