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Executivo Terça-feira, 19 de Março de 2024, 17:44 - A | A

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Rota Bioceânica

Obras da Ponte bioceânica recebem visita dos ministros Simone Tebet e Waldez Góes e do governador Riedel

Construção já está 45% concluída e deve ser finalizada em 2025. Custo soma U$$ 85 milhões

Juliana Rezende
Capital News

Saul Schramm/Agencia MS

Ponte bioceânica está 45% concluída e obra é visitada por Riedel e ministros Simone Tebet e Waldez Góes em Porto Murtinho

..Comitiva de autoridades acompanhou andamento da ponte que ligará Porto Murtinho até a cidade paraguaia de Carmelo Peralta

A construção da ponte que fará a conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico, ligando o Brasil ao porto do Chile está 45% concluída. As obras foram visitadas nesta terça-feira, dia 19, pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A ponte sob o Rio Paraguai liga o município sul-mato-grossense Porto Murtinho a cidade paraguaia de Carmelo Peralta é considerada a porta de entrada e de saída do ousado projeto da Rota Bioceânica no Brasi

Saul Schramm/Agencia MS

Ponte bioceânica está 45% concluída e obra é visitada por Riedel e ministros Simone Tebet e Waldez Góes em Porto Murtinho

Eduardo Riedel, governador de MS.

"A Rota vai se tornar realidade e abrir grandes oportunidades para Mato Grosso do Sul e ao Brasil. Temos que fazer nossa parte e contribuir para viabilizar esta integração. Obras importantes e estruturantes seguem do lado do Brasil e nos países vizinhos", afirma o governador.

Riedel lembra dos investimentos importantes do Governo Federal para viabilizar a Rota, como a revitalização da BR-267 e a alça rodoviária em Porto Murtinho, que vai dar acesso a ponte. O chefe do Executivo Estadual também comenta o suporte do governo Federal e da iniciativa privada.

"Pedimos sete obras no PAC e todas serão atendidas, entre elas o acesso à ponte que é essencial. Temos ainda que agradecer aos empresários, pois os investimentos privados são fundamentais para implantação da Rota", completa.

O ministro Waldez Góes destaca que muitos contribuiram com o sonho da Rota e que este é um compromisso do Governo Federal. "Existe um compromisso integral e de primeira hora com a ligação aos países sul-americanos, para promover esta integração. São cinco rotas, entre elas a Bioceânica, uma das mais importantes", descreve.

Saul Schramm/Agencia MS

Ponte bioceânica está 45% concluída e obra é visitada por Riedel e ministros Simone Tebet e Waldez Góes em Porto Murtinho

Construção da ponte está prevista para ser concluída em 2025

Já a ministra Simone Tebet lembra que toda esta ligação começou lá atrás com o planejamento e trabalho de muitos.

"Quando se junta as forças, se chega mais longe e se conquista resultados. A construção da ponte e a Rota são exemplos disto. Foi necessário todo este esforço para que este projeto se torne realidade, ligando o Brasil ao mundo. Os produtos do Centro-Oeste vão chegar mais rápido e ficarão mais baratos na China. Esta dinâmica vai mudar a vida das pessoas. Das cinco rotas de integração, esta será a primeira a ser inaugurada", frisa.

Da parte de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado já investiu R$ 72,3 milhões em Porto Murtinho, em diferentes setores.
Riedel ainda articulou junto à União a realização de obras de infraestrutura complementares para ligação do corredor, entre elas o acesso a ponte bioceânica, que terá o investimento de R$ 472 milhões.

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Ponte bioceânica está 45% concluída e obra é visitada por Riedel e ministros Simone Tebet e Waldez Góes em Porto Murtinho

Quase metade da obra já está finalizada 

Saul Schramm/Agencia MS

Ponte bioceânica está 45% concluída e obra é visitada por Riedel e ministros Simone Tebet e Waldez Góes em Porto Murtinho

Obras seguem às margens do Rio Paraguaia, em Porto Murtinho

Construída pela Itaipu Binacional, a ponte terá 1.294 metros de comprimento e 29 metros de altura em relação ao leito do rio Paraguai. O custo da construção é de U$$ 85 milhões. De acordo com a empresa responsável pela obra, 45% dos trabalhos já foram concluídos.

Também participaram da agenda o vice-governador Barbosinha, os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Eduardo Rocha (Casa Civil), o senador Nelsinho Trad, o deputado federal Geraldo Resende, e os deputados estaduais Paulo Corrêa e Roberto Hashioka.

Álbum de fotos

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Ponte sob o Rio Paraguai

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Ponte sob o Rio Paraguai

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Ponte sob o Rio Paraguai

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Ponte sob o Rio Paraguai

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Ponte sob o Rio Paraguai

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