O prefeito de Bonito, cidade localizada a 300 km de Campo Grande, destacou o resultado divulgado por meio do Decreto 16.336 publicado no último dia 20 de dezembro de 2023 que visa preservar e proteger o uso sustentável da bacia do Rio Formoso.
O prefeito salientou a necessidade deste grupo especial devido o aumento de moradores e visitantes que interfere na bacia.
O GTI será composto por 10 representantes titulares e 10 suplentes, sendo um membro da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), um da Secretaria de Governo, um da Seilog (Infraestrutura e Logística), um da Agesul (Agência de Empreendimentos), um da Sanesul (Empresa de Saneamento), um do Imasul (Instituto do Meio Ambiente), dois representantes do município de Bonito e um representante do Ambiente MS Pantanal.
Esses membros serão indicados pelos respectivos órgãos nos próximos dias e após isso, a Semadesc fará a designação por meio de Resolução, estabelecendo ainda o calendário de encontros e demais regramentos das atividades do grupo. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 120 dias, contados a partir da instalação do GTI, sendo permitida a prorrogação por igual período.
O encontro do prefeito com o governador Eduardo Riedel aconteceu antes da saida do recesso de Eduardo Riedel para suas férias.
O grupo fará um relatório listando os problemas e apontando as medidas e ações necessárias para solucioná-los que será encaminhado, por intermédio do secretário da Semadesc, Jaime Verruck, ao governador Eduardo Riedel, a quem caberá a decisão final. “O fato de incluir representantes de vários órgãos estaduais, do município e também representante da sociedade civil, favorece uma articulação estratégica para construir de maneira conjunta as ações necessárias e que são de responsabilidades múltiplas”, disse o secretário executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette.
Letícia 05/01/2024
Muito legal! ????????
1 comentários