Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 04 de Abril de 2025



Executivo Segunda-feira, 25 de Dezembro de 2023, 09:51 - A | A

Segunda-feira, 25 de Dezembro de 2023, 09h:51 - A | A

Discurso

Presidente Lula apresenta balança anual em noite de Natal

Presidente destacou os principais investimentos assim como a retomada dos programas sociais

Juliana Brum
Capital News

 

Em rede nacional o presidente Lula (PT), na véspera de Natal (24), parabenizou a população pelo Natal e destacou as principais conquistas do Governo Federal neste ano de 2023.

Lula falou do retorno dos programas sociais e defendeu como feito histórico a aprovação da Reforma Tributária, sem deixar de citar a taxação aos mais ricos enfatizando que os menos favorecidos não pagarão valores altos de impostos.

‘Nos recursos públicos, investimos onde era preciso investir, em parceria com estados e municípios, sem perguntar qual o partido do governador ou do prefeito. Aprovamos a taxação dos super-ricos. Conseguimos um feito histórico, a aprovação da reforma tributária, algo que se tentava há 40 anos no Brasil. Além de estimular os investimentos e as exportações, a reforma corrige uma injustiça. Agora, quem ganha mais, pagará mais imposto. E quem ganha menos, pagará menos. Aumentamos os investimentos em saúde e educação.”, explicou Lula.

Sobre a segurança, Lula também falou. ‘No combate ao clima organizado, além de armamento pesado, aprendemos 6 bilhões de reais em bem durar com o tráfico, entre dinheiro vivo, apartamentos, mansões, automóveis de luz e até aviões de helicópteros. Meus amigos e minhas amigas, o Brasil voltou a ter um governo de verdade. Em 2024, vamos trabalhar fortemente para superar mais uma vez todas as expectativas. O Plano Safra de 2034-24 é o maior da história. A nova política industrial vai gerar mais e melhores empregos, mais qualificação e melhores cenários. Com o novo parque, 1 trilhão e 700 bilhões de reais terão investido na infraestrutura que o Brasil tanto precisa.”

Com imagens falou sobre o dia do ataque em Brasília em oito de janeiro, afirmando ter sido uma tentativa de golpe. “O óbvio de alguns, contra a democracia, deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias, colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram três dos públicos, destruindo obras de arte e objetos históricos. Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário. Uniu todas as instituições, mobilizou partidos políticos acima das ideologias. Provocou a pronta reação da sociedade. E ao final, daquele triste oito de janeiro, a democracia saiu vitoriosa e fortalecida. Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares.”, defendeu.

Lula pediu mais amor entre as famílias e defendeu a união.

Não deixou de citar as conquistas econômicas fora do país e sobre preservação do meio ambiente. “com o mundo e a nossa credibilidade internacional. Passamos da 12ª para a 9ª maior economia do planeta. O país voltou a ser ouvido nos mais importantes fóruns internacionais em temas como o combate à fome, a desigualdade, a busca pela paz e o enfrentamento da emergência climática. O desmatamento na Amazônia caiu 68% em novembro.

Aumenta agudo nos investimentos em mil combustíveis e na geração de energia eólica escolar. Estamos dando os primeiros passos na produção de hidrogênios e a energia do futuro. Consolidamos o papel do Brasil como potência mundial na produção de energia renovável.”

E terminou desejando ótimas festas ao povo brasileiro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS