Campo Grande 00:00:00 Sábado, 28 de Dezembro de 2024


Executivo Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024, 17:11 - A | A

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024, 17h:11 - A | A

Sanesul

Rio Negro avança com investimento de R$ 10,9 milhões em saneamento

Governo do Estado conclui obras de esgoto que melhoram a qualidade de vida e atraem novos investimentos na região

Fernanda Oliveira
Capital News

O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), finalizou em agosto um grande investimento em infraestrutura de esgoto em Rio Negro, localizado a cerca de 150 km de Campo Grande. Com um total superior a R$ 10,9 milhões, as obras visam melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer a preservação ambiental, além de impulsionar o desenvolvimento econômico na região. O projeto, financiado pelo programa Avançar Cidades, inclui a construção de uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar 10 litros por segundo, e a implantação de 17.485,64 metros de rede coletora.

Entre as melhorias realizadas, destacam-se as 1.221 novas ligações domiciliares e a instalação de um sistema de recalque que transporta o esgoto até a ETE, garantindo o tratamento adequado do material. A iniciativa é parte do plano estratégico do governador Eduardo Riedel, que visa a universalização dos serviços de água e esgoto em Mato Grosso do Sul até 2033. Atualmente, o estado conta com uma cobertura de esgoto de 63,36%, e a meta é antecipar esse prazo nos 68 municípios atendidos pela Sanesul, assegurando um desenvolvimento sustentável que respeite o meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações.

Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, esse investimento representa um avanço significativo para Rio Negro, proporcionando saúde e dignidade aos moradores. Além de beneficiar a saúde pública com a coleta e tratamento adequado do esgoto, a nova infraestrutura também torna a cidade mais atrativa para investimentos, especialmente no turismo, dada sua rica biodiversidade. Com a conclusão das obras, Rio Negro caminha para um modelo que alia desenvolvimento urbano e cuidado ambiental, alinhado ao planejamento estratégico do governo estadual em ampliar a cobertura de saneamento básico em todo o Mato Grosso do Sul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS