Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 22 de Outubro de 2024


Executivo Terça-feira, 22 de Outubro de 2024, 16:25 - A | A

Terça-feira, 22 de Outubro de 2024, 16h:25 - A | A

Saúde

Saúde mental em foco: seminário aborda desafios no trabalho

Evento discute estratégias para promover ambientes laborais saudáveis e combater o assédio moral

Fernanda Oliveira
Capital News

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Pan-Americana da Saúde ( Opas), promoveu no dia 17 de outubro o "Seminário de Saúde Mental e Trabalho". O evento, realizado no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, reuniu profissionais e autoridades para debater a saúde mental no ambiente de trabalho e as estratégias de cuidado e reabilitação dos trabalhadores.

Os palestrantes destacaram a importância de criar um ambiente de trabalho digno e saudável, focando na promoção do bem-estar físico e mental. Maria Madalena Xavier de Almeida, coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES, enfatizou a necessidade de reflexão sobre a saúde mental no trabalho, mencionando a subnotificação das doenças mentais, que muitas vezes não são registradas devido à sua subjetividade. “Nosso papel é fomentar ações que compõem a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para garantir ambientes mais saudáveis”, afirmou.

Outro tema central do seminário foi o combate ao assédio moral nos locais de trabalho. Cândice Gabriela Arósio, procuradora-chefe do MPT, apresentou mecanismos para prevenir essa prática, ressaltando seus graves impactos na saúde emocional dos trabalhadores. A procuradora alertou que o assédio pode deixar marcas profundas, influenciando não apenas a saúde mental dos indivíduos, mas também a dinâmica entre colegas. “Precisamos criar espaços seguros onde todos possam trabalhar sem medo de abusos”, declarou.

O seminário reforçou a necessidade urgente de ações conjuntas para promover a saúde mental e física no trabalho. Além de ser um meio de subsistência, o ambiente laboral deve ser um espaço de realização pessoal e profissional, onde a saúde mental é tratada com seriedade. “Uma abordagem que prioriza o bem-estar dos trabalhadores é fundamental para uma sociedade produtiva e sustentável”, concluiu Cândice. O evento destacou o papel das empresas e instituições na promoção de ambientes seguros e respeitosos, essenciais para o bem-estar de seus colaboradores.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS