A retomada dos projetos da Malha Oeste no Mato Grosso do Sul é uma realidade que está em transformação e negociações entre o Governo do Estado junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo Federal.
A empresa Rumo deve reassumir o projeto da ferrovia no Estado que segundo o governador Eduardo Riedel (PSDB), está caminhando com boa relação. Há interesses privados também e ainda não é possível abrir, mas ele garante que a construção da retomada está ativa.
O secretário estadual da Semadesc ( secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck disse ao Capital News, que a Malha Oeste é prioridade para o Governo do Estado e que o governador Eduardo Riedel tem se reunido para tratar do tema e que o projeto está incluso nos recursos do PAC.
Divulgação
Jaime Verruck detalha sobre retomada da RUMO e como ela vai voltar a operar no Mato Grosso do Sul
“Foi criado um grupo de trabalho pelo Ministério de Transportes da qual nós estamos participando para fazer exatamente uma avaliação da ferrovia e fazer qual é o projeto de investimento dessa ferrovia, e o que será feito. Então, a ferrovia está no Pac. Ela estava como estudos para a realização. Isso já mudou, agora, ela tem um grupo de trabalho do Ministério dos Transportes para reavaliar junto com a homologação e junto com as empresas que atuam na cidade de Mato Grosso do Sul, uma reavaliação de como ela vai voltar a operar. Então, ela está na linha prioridade para nós, a questão da malha oeste, a revitalização é fundamental para a competitividade de Mato Grosso do Sul.“, explicou Verruck.
Hidrovias
Secretário Jaime também adiantou sobre o trabalho via hidrovias e que há empresas interessadas e o Governo do Estado já está trabalhando. “Na hidrovia, nós colocamos dois pontos importantes, a hidrovia Tietê Paraná, que nós já temos aí uma série de empresas interessadas em estar verificando a competitividade dessa hidrovia. E aí seria utilizando a hidrovia subindo o Rio Paraná, entrando no Tietê e indo até Perdeneiras. O governo de São Paulo, do governador Tarciso já anunciou uma obra de hidrovia lá em Yavanda, que é necessário para retomar dessa hidrovia. E aí também, o governo federal, a questão de fazer um creme. Que é um processo de manutenção da inclusa de Jupiá. Então ela realmente voltou e a gente começa também a olhar para o Mato Grosso-Sul essa hidrovia e a outra hidrovia Paraguai que nós precisamos repotencializar no sentido principalmente de alguns pontos de dragagem. Então ela entrou no PAC também”, detalhou Verruck.