Desde dezembro de 2023, Mato Grosso do Sul conta com um moderno e eficiente sistema de controle sanitário animal e vegetal, operado pelo Centro de Controle e Operações (CCO) da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Esta iniciativa do Governo do Estado visa aprimorar a fiscalização e garantir a segurança sanitária em todo o território sul-mato-grossense.
Na manhã desta segunda-feira (2), o governador Eduardo Riedel visitou o CCO para verificar a operação do sistema. “O trabalho desenvolvido na Iagro está alinhado com os quatro eixos estratégicos do nosso governo: inclusivo, próspero, verde e digital. Essas novas ferramentas representam uma modernização significativa, aproveitando a tecnologia para o benefício do Estado”, destacou Riedel.
O CCO opera uma sala de monitoramento que supervisiona as atividades sanitárias e o transporte de animais, oferecendo segurança e agilidade na fiscalização. Segundo Robson Campos dos Anjos, assessor de inteligência da Iagro, o sistema controla a movimentação do gado, verifica a vacinação e realiza o controle de dados referentes à fiscalização de bovinos, suínos, aves e produtos vegetais.
Equipado com cerca de 70 câmeras distribuídas pelas rodovias do Estado, o CCO também conta com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda). Há planos para expandir o número de equipamentos em parceria com o Detran (Departamento de Trânsito de MS). A visita ao CCO contou ainda com a presença dos secretários Jaime Verruck (Semadesc), Rodrigo Perez (Segov), Frederico Fellini (SAD) e o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.