Nesta quinta-feira (4), começa a a 84ª edição da Expogrande, principal feira agropecuária do Estado. O evento será realizado no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, e terá entre os estandes um destinado ao governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
O espaço será coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) por meio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A exposição terá como foco a tecnologia e serão apresentados ao público sistemas inovadores que refletem os avanços das autarquias do Poder Executivo Estadual, como Iagro, Agraer e Imasul, todas vinculadas a Semadesc.
Será oferecido no estande um segmento educativo para crianças a respeito da Defesa Sanitária e uma experiência imersiva por meio de Óculos VR, proporcionando aos visitantes uma viagem virtual ao habitat dos morcego, além de esclarecer dúvidas sobre a praga caruru palmeri, bem como as práticas apropriadas para o armazenamento de embalagens de agrotóxicos.
O estande também será o palco do "Iagrocast", um podcast da Iagro em parceria com a TVE, que irá discutir temas ligados à agropecuária e sustentabilidade. A apresentação será feita pelo apresentador e médico-veterinário Osmar Bastos.
Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro, sobre a integração entre tecnologia e educação na Expogrande 2024. "Estamos integrando tecnologia, educação e interatividade ao nosso estande, visando criar uma experiência rica e envolvente. Nosso objetivo é mais que informar; é engajar e conectar profundamente a comunidade agropecuária e o público com a importância crítica da defesa sanitária e da segurança dos alimentos, destacando nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor".
O governador Eduardo Riedel e secretários estaduais e lideranças de fundações e autarquias, irão participar do evento no dia 12 de abril para recepcionar produtores rurais, representantes de entidades, empresários e cidadãos.
O secretário de Estado, Jaime Verruck explicou que o encontro no estande visa fortalecer as relações institucionais e fomentar um diálogo direto e produtivo. "Nossa meta com o estande é trazer uma vitrine de todas as ações do Governo do Estado nas suas bandeiras de ser Verde, Inclusivo, Próspero e Digital".