Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025


Judiciário Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 15:29 - A | A

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025, 15h:29 - A | A

MPMS

Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomenda inclusão de cota racial em processo seletivo de Bonito

Recomendação foi feita ao prefeito para que revise edital publicado

Vivianne Nunes
Capital News

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do promotor de Justiça Alexandre Estuqui Junior, emitiu uma recomendação ao prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, para que revise o edital nº 009/2024. A solicitação busca a inclusão de uma ação afirmativa que reserve 20% da, s vagas do processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura para negros, pardos e indígenas.

A recomendação baseia-se em normas constitucionais e legais, como a Lei nº 12.990/2014, que determina a reserva de vagas para negros em concursos públicos, e na Convenção Interamericana contra o Racismo, Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, reconhecida no Brasil como norma constitucional.

Segundo o MPMS, a medida é um instrumento para promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social, objetivos previstos no artigo 3º da Constituição Federal. O promotor destacou a importância de políticas públicas afirmativas para combater o racismo e garantir os direitos fundamentais das populações historicamente marginalizadas.

Prazo e implicações

O prefeito de Bonito tem até três dias para informar à Promotoria de Justiça as providências tomadas em relação à recomendação. Caso contrário, o MPMS poderá adotar medidas judiciais cabíveis para garantir o cumprimento das normas legais e constitucionais.

O documento também foi encaminhado ao presidente da Câmara de Vereadores da Comarca e ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Direitos Constitucionais do Cidadão, reforçando a importância da ampla divulgação e conscientização sobre a necessidade de ações afirmativas.

Com a recomendação, o MPMS reafirma seu compromisso em garantir a inclusão e a igualdade de direitos no acesso a oportunidades públicas, especialmente em setores tão importantes como a educação e a cultura.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS