Na terça-feira (4), os 24 deputados estaduais retomaram os trabalhos no Parlamento durante a 1ª sessão do ano, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). A solenidade de abertura marcou o início da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e outras autoridades. Durante seu discurso, Riedel destacou os avanços do Estado e anunciou o "Pacto pelo Pantanal", um projeto de lei que será debatido na Alems em 2025.
A programação começou às 8h45, com o governador subindo a rampa do Palácio Guaicurus para a revista da tropa da Polícia Militar e o hasteamento das bandeiras. Em seguida, a 1ª sessão plenária foi iniciada com a apresentação da mensagem do governo. Riedel aproveitou a ocasião para detalhar o "Pacto pelo Pantanal", um projeto focado na preservação e valorização do Pantanal, com ações que envolverão recursos internacionais.
O presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), também mencionou um tema que deve gerar grande discussão: a pesca. A lei que proíbe a captura de dourado nos rios do Estado, que expira no final de março, será debatida. “Iniciaremos amanhã os debates e audiências públicas para chegar a um consenso sobre a questão da pesca”, afirmou Claro.
Além disso, o governador explicou o projeto de parcerias público-privadas na saúde, destacando a construção da Unidade II do Hospital Regional, que envolverá o setor privado. Riedel também mencionou novos projetos na área social, saúde, segurança pública e meio ambiente, que serão encaminhados à Alems neste ano. “Perseguirei o objetivo de combater a pobreza extrema e atender os invisíveis à estrutura pública”, concluiu. O início da sessão também foi marcado por um protesto de aposentados que exigem a revisão do desconto previdenciário de 14%.