Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024


Judiciário Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024, 12:21 - A | A

Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024, 12h:21 - A | A

Tribunal Superior Eleitoral

TSE reforça combate à violência no processo eleitoral e exige respeito à cidadania

Ministra Cármen Lúcia pede celeridade nas investigações de atos agressivos durante as eleições e defende civilidade na política

Vivianne Nunes
Capital News

Na sessão plenária desta terça-feira (24), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou o envio de ofícios à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e aos Tribunais Regionais Eleitorais para acelerar investigações e julgamentos de atos violentos e contrários ao Direito Eleitoral. Segundo a ministra, esses atos representam agressões à cidadania e desrespeitam o processo democrático.

"Política não é violência, é a superação da violência", afirmou a ministra, destacando que a violência eleitoral atinge não apenas os envolvidos diretamente, mas toda a sociedade e a democracia. Ela condenou práticas ilegítimas em campanhas e ressaltou que é necessário que candidatos respeitem a cidadania e que partidos não podem pactuar com comportamentos antidemocráticos.

Cármen Lúcia enfatizou que "a agressão física e os atentados contra pessoas, especialmente mulheres, não serão tolerados", assegurando que tais atos serão investigados e punidos com prioridade. Durante a sessão, também foi lançada a campanha "Pela democracia, com todas as diferenças", que promove a união e o respeito entre os brasileiros, independentemente de opiniões divergentes.

Ministra Cármen Lúcia reforça combate à violência eleitoral

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS