A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apoia a 1ª Caminhada Passos Pela Vida - Juntos pela Doação de Órgãos e Córneas, que será realizada no dia 15 de setembro, às 8h, no Parque dos Poderes. O evento faz parte do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, e da Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos, instituída por lei para aumentar a visibilidade do tema no Estado.
A Lei 5.826/2022, de autoria do deputado Marçal Filho, criou o Setembro Verde em Mato Grosso do Sul com o objetivo de reduzir a fila de espera por transplantes. O deputado Renato Câmara (MDB), um dos defensores da causa, ressaltou a importância de iniciativas como a caminhada para quebrar tabus e aumentar as doações. “70% das pessoas negam a doação de órgãos e tecidos, e com informações claras, conseguimos aumentar o número de doações”, destacou o parlamentar.
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Carmen Miozzo, enfatizou a necessidade de conscientizar a população sobre o processo de doação e a importância de comunicar a família sobre o desejo de ser doador. “A negativa familiar ainda é muito alta no Estado. Nossa missão é esclarecer dúvidas e incentivar o diálogo”, afirmou Claire.
A caminhada terá a participação de entidades, pacientes transplantados e hospitais, com o apoio fundamental da ALEMS e da Secretaria de Estado de Saúde, entre outros parceiros.