O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) e o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira (PSDB), discutiram a possibilidade de trazer cursos de formação para o município, com o objetivo de qualificar a mão de obra local. Em reunião realizada na manhã de segunda-feira (13), Beto mediou o encontro com os reitores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laercio Carvalho, e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo.
O município vive um momento de crescimento acelerado com a instalação da fábrica de celulose da Suzano, o que torna essencial a criação de polos educacionais para atender à demanda de profissionais especializados. Beto Pereira destacou que Ribas tem o potencial para se tornar um polo de formação, atendendo a uma vasta rota de celulose que vai de Angélica a Três Lagoas.
Atualmente, os estudantes de Ribas precisam se deslocar até Campo Grande para cursar o ensino superior, contando com a ajuda de ônibus disponibilizados pela prefeitura. O prefeito Roberson Moureira ressaltou a importância de oferecer opções de educação local para reduzir a necessidade de os jovens saírem da cidade em busca de formação.
Entre as iniciativas discutidas, a Suzano anunciou um investimento de R$ 1,4 milhão na criação de um curso de Tecnologia em Silvicultura na UEMS, que será oferecido em Ribas. A UFMS também se comprometeu a realizar um diagnóstico dos cursos que podem ser ofertados. A cidade está se preparando para se tornar a quinta maior economia de Mato Grosso do Sul até 2026, com previsão de arrecadar cerca de R$ 500 milhões por ano.