Na próxima segunda-feira (26), a Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul fará uma audiência pública para debater a reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional. O evento, que terá início às 14h, contará com a presença de representantes do setor privado e tem como objetivo discutir os impactos políticos e econômicos das propostas no Estado.
O deputado Pedrossian Neto (PSD), membro da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, ressaltou a importância de dar continuidade às discussões sobre a reforma tributária, especialmente considerando os setores envolvidos e os possíveis impactos para Mato Grosso do Sul. No dia 8 de maio, uma audiência pública foi realizada e resultou na elaboração da "Carta de Campo Grande", documento que destaca as preocupações e críticas em relação à reforma, como a perda de competitividade, mudanças na distribuição da receita, perda da autonomia estadual e impactos na indústria devido à extinção dos incentivos fiscais.
Pedrossian Neto também ressaltou que as propostas em discussão favorecem a indústria, mas prejudicam a agricultura e o setor de serviços, que poderiam enfrentar um aumento significativo na alíquota de tributação. Ele destacou a relevância da agricultura para a economia do Estado e expressou preocupação com o possível fim dos incentivos fiscais, que atualmente contribuem para a redução da carga tributária sobre a indústria em Mato Grosso do Sul.
A audiência pública visa ampliar o debate sobre a reforma tributária, buscando entender suas implicações específicas para o Estado e ouvir as contribuições dos setores envolvidos. O tema vem sendo amplamente discutido nas últimas semanas, por conta da aproximação da votação. Tanto parlamentares estaduais como o Governo do Estado e a bancada sul-mato-grossense em Brasília têm se movido no sentido de proteger o Estado de possíveis perdas com a reforma.