Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025


Legislativo Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 10:56 - A | A

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 10h:56 - A | A

Agenda Legislativa

Senado analisa projetos para endurecer punições contra crimes de incêndio em áreas rurais

Propostas respondem ao aumento alarmante das queimadas no Brasil

Vivianne Nunes Santos
Capital News

Diante do avanço das queimadas no Brasil, o Senado irá analisar dois projetos de lei que buscam intensificar as penalidades para crimes de incêndio. Um dos projetos, apresentado pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA), propõe classificar incêndios em áreas rurais como crime hediondo. O outro, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), visa aumentar as penas para incêndios cometidos por grupos.

Essas propostas respondem ao preocupante crescimento das queimadas, que registraram 68,3 mil focos em agosto de 2024, um aumento de 144% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além dos danos ambientais, as queimadas têm agravado a crise de saúde pública devido à degradação da qualidade do ar.

O PL 3.517/2024, de Jader Barbalho, pretende alterar a Lei de Crimes Hediondos, incluindo os incêndios em áreas rurais como passíveis de punições mais severas. Já o PL 3.417/2024, de Humberto Costa, propõe o aumento das penas em um terço quando o crime for cometido por grupos. Ambos os projetos estão em fase inicial de tramitação e aguardam análise nas comissões do Senado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS