A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), representada pelo secretário, Jaime Verruck, e pelo secretário-executivo de Meio Ambiente da instituição, Artur Falcette, apresentou a nova Lei do Pantanal para representações europeias. A reunião ocorreu na última quarta-feira (6) em Bruxelas, na Bélgica.
Além dos sul-mato-grossenses, a comitiva brasileira teve a participação do embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, chefe da missão brasileira na União Europeia. Os representantes europeus foram: a conselheira política do Banco Europeu de Investimento, Pia Nieminen; a diretora de Políticas de Consumo e Produção Sustentáveis, Nicole Polsterer, da organização Fern (Making Europe work for people and forests). Também houve participação de Organizações Não Governamentais (ONGs) como: Climate Action Network, Wetlands International e Global Witness.
De acordo com Artur Falcette, o encontro ocorreu para discutirem a captação de recursos para ações de preservação do Pantanal. “Houve um interesse muito grande deles. Ficamos mais de uma hora respondendo perguntas e conversando. Ao final, inclusive, a Comissão Europeia, uma das organizações presentes, nos solicitou a realização de uma reunião adicional, na qual discutimos parceria para captação de recurso para o Fundo Clima Pantanal”, explicou o secretário-executivo.
Após o encontro, houve uma outra reunião, sobre o Fundo Clima Pantanal, que teve participação dos coordenadores de Operações da Comissão Europeia com a América do Sul, Paolo Toselli e Francisco Garcia.