Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 19 de Novembro de 2024



Política Terça-feira, 19 de Novembro de 2024, 17:15 - A | A

Terça-feira, 19 de Novembro de 2024, 17h:15 - A | A

OAB para Todos

Lucas Rosa da Chapa “Renovação: OAB de Todos” propõe mudanças para fortalecer a advocacia em Mato Grosso do Sul

A chapa também propõe a criação de uma plataforma digital (iOAB) e seu aplicativo móvel

Viviane Freitas
Capital News

O candidato à presidência da OAB-MS, Lucas Costa da Rosa, e sua vice, Thalita Peixoto, lideram a chapa "Renovação: OAB de Todos", com propostas voltadas para fortalecer a advocacia em Mato Grosso do Sul, com foco tanto na Capital quanto nas subseções do interior do estado. A principal proposta da chapa é revitalizar a OAB-MS por meio de uma gestão democrática, transparente e inclusiva, priorizando a valorização das prerrogativas dos advogados e a solução de problemas como a morosidade judicial.

Entre as principais propostas da chapa estão a criação de um Centro de Proteção das Prerrogativas, a formação de um Comitê da Celeridade Processual e a implementação de capacitações continuadas para os advogados. A chapa também propõe a criação de uma plataforma digital (iOAB) e seu aplicativo móvel, que reunirá diversas funcionalidades, como acesso a protocolos eletrônicos e cursos de capacitação. Além disso, serão realizadas consultas públicas digitais e parte das reuniões do Conselho Estadual ocorrerão no interior, garantindo maior participação de todos os profissionais.

Lucas e Thalita também se comprometem com medidas para apoiar a jovem advocacia e os advogados do interior. As propostas incluem descontos progressivos nas anuidades, capacitação em empreendedorismo e visitas semestrais ao interior para ouvir os profissionais. Outra iniciativa importante é a redução das taxas judiciárias, por meio da alteração da Lei Geral de Custas, e a melhoria da Central de Processamento Eletrônico (CPE). A chapa também defende uma gestão mais transparente e inclusiva, com o lançamento de um Novo Portal da Transparência e a implementação de eleições diretas para diversos cargos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS