Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024



Tribunal de Contas Quinta-feira, 08 de Agosto de 2024, 11:56 - A | A

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2024, 11h:56 - A | A

Controle

Auditores do TCE-MS participam de capacitação nacional em auditoria de contratações públicas

Treinamento visa aprimorar ações de controle externo e otimizar auditorias de contratações públicas

Vivianne Nunes
Capital News

Auditores de controle externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) estão em São Paulo participando da Capacitação Nacional em Auditoria de Contratações Públicas, realizada de 5 a 9 de agosto na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP). Este treinamento busca aprimorar as ações de controle externo e otimizar as auditorias de contratações públicas.

O evento tem como objetivo capacitar os auditores dos Tribunais de Contas a realizar auditorias mais eficientes e eficazes, utilizando práticas internacionalmente reconhecidas.

Representando o TCE-MS, os auditores Anahi Loureiro de Almeida Philbois (Unidade de Governança Estratégica), Leonardo Mira Marques (Divisão de Fiscalização de Licitações, Contratações e Parcerias) e Marcelo Esaki (Divisão de Fiscalização de Obras, Serviços de Engenharia e Meio Ambiente) estão recebendo treinamento sobre detecção e tratamento de fraudes, técnicas de auditorias padronizadas, princípios de contratação pelo melhor valor (best value) e uso de sistemas de informações integrados.

Segundo Leonardo Mira Marques, o treinamento visa instruir os auditores na condução de auditorias que priorizem a obtenção do melhor valor, considerem a relevância social e avaliem os riscos associados às contratações públicas, com uma abordagem preventiva e concomitante. "O propósito da capacitação é que os auditores que participam do treinamento se tornem disseminadores da metodologia para os demais auditores tanto do TCE-MS, bem como para outros órgãos de controle do Estado e dos Municípios”, afirmou.

Essa iniciativa destaca o compromisso do TCE-MS em fortalecer a governança e a transparência nas contratações públicas, garantindo que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e em benefício da sociedade.

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS