Uma portaria do Ministério da Agricultura publicada nesta sexta-feira garante o funcionamento de atividades essenciais à cadeia produtiva de alimentos e bebidas. A medida visa garantir o abastecimento e a segurança alimentar da população enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19.
De acordo com a portaria, são considerados serviços essenciais o transporte de cargas, a produção, distribuição e venda de combustíveis e alimentos, inspeção de alimentos, entre outros.
As medidas foram discutidas em reunião virtual realizada na quinta-feira (26) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e que contou com a participação de Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Durante a reunião foi solicitado o apoio dos governos estaduais para evitar a interrupção de algum dos elos da cadeia produtiva. “O agro é fundamental para o abastecimento de nossa população com alimentos, para que a gente tenha paz e ultrapasse este momento difícil que vive o nosso país”, afirmou a ministra Tereza Cristina.