Bancada federal de Mato Grosso do Sul solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), esclarecimentos em relação à execução dos projetos das BRs e aquaviários em andamento no estado. Em resposta, o Dnit encaminhou à bancada o mapeamento da situação financeira para execução das obras. Conforme o documento são necessários R$ 265 milhões para a realização das obras.
Os recursos necessários superam o quantitativo previsto no orçamento para 2021, após vetos recentes do orçamento da União, o coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, senador Nelsinho Trad (PSD), junto ao deputado federal Beto Pereira (PSDB) compareceram na última quinta-feira (6), ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para analisar o andamento dos projetos, priorizando obras previstas para Mato Grosso do Sul. Entre os projetos previstos pelo Dnit estão a manutenção, a implantação e a pavimentação das rodovias BRs 262, 267 e 419, importantes para Rota Bioceânica, do Anel Viário de Três Lagoas, a Travessia de Dourados e a obra do Macroanel Rodoviário de Campo Grande.
Diretor-geral do Dnit, general Santos Filho explica que são necessários R$ 265 milhões em investimentos que serão utilizados no decorrer deste ano, seguindo a previsão orçamentária. “Estamos fazendo um exercício de remanejamento para tocar as obras até agosto, para esperar se há uma suplementação”, ressaltou via assessoria.
Conforme o Dnit são necessários R$ 65 milhões para o andamento das obras do lote 1 na BR-419. Segundo a assessoria, R$ 25 milhões foram assegurados por meio do Orçamento da União de 2021. O mapeamento consta que no lote 1 serão realizados 52 km de pavimentação, desse total 38 km foram executados.
A reforma do Macro Anel de Campo Grande BR-262/060/163 MS, iniciada em 2010, está em fase de conclusão, aproximadamente R$ 2,8 milhões serão destinados por meio da lei orçamentária da União. “Resta apenas a rotatória do entroncamento com a BR163/MS; Projeto aprovado pela CCR; Pendente aprovação da ANTT; Licitar no 2º semestre/2021. Licitar pela ação de manutenção”, destaca o mapeamento do Dnit.
As obras de implantação e pavimentação do Contorno Rodoviário de Três Lagoas tiveram o bloqueio de R$ 16 milhões, conforme o mapeamento são estimados R$ 149 milhões em investimentos e a previsão é que as obras iniciem neste ano e estejam concluídas até 2023. “A situação é de implantação e pavimentação de 26,46 km de nova pista (pista simples + acostamento); Construção de oito pontes e viadutos; Objetivo de retirar todo o tráfego pesado da área urbana da cidade, principalmente os caminhões tri-trens que transportam toras de eucalipto para as indústrias de celulose da região. São projetos em execução”, ressalta o parecer do Dnit. Conforme a assessoria, os parlamentares comunicaram que entrarão em contato com a Itaipu Binacional para solicitar apoio aos projetos.
Em relação a travessia de Dourados BR-463, estão previstas a eliminação dos pontos críticos na travessia urbana que está em fase de licitação. De acordo com o Dnit, R$ 15 milhões foram destinados para execução, mas a estimativa prevê um orçamento de R$ 42 milhões. “Implantação e Pavimentação de aproximadamente 5,5 km de nova pista (2 faixas de tráfego + acostamento); Recuperação de aproximadamente 5,5 km de existente (2 faixas de tráfego + acostamento); Implantação e Pavimentação de aproximadamente 2,5 km de pistas laterais para acessar com segurança a rodovia; Implantação de 4 interseções/retornos em nível; Construção de 2 viadutos e contenções em Terra Armada”, explica o documento.
Diretora de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Karoline Lemos exibiu o balanço do andamento de obras de dragagem, desobstrução e sinalização do Rio Paraguai, segundo o documento, estão previstos recursos de 1,6 milhões para execução dos projetos de sinalização do Rio Paraguai, viabilizados pela Lei Orçamentária Anual de 2021 prevê. “A gente, no ano passado, finalizou a licitação e estamos trabalhando na dragagem que queremos iniciar em junho”, destacou via assessoria.
Para os serviços de dragagem, manutenção, desobstrução de vegetação e sinalização no Rio Paraguai foram encaminhados R$ 7,6 milhões, contudo são necessários R$ 11,1 milhões. “Em andamento os serviços de recuperação das embarcações a serem utilizadas na dragagem, previsão de conclusão em maio de 2021; Pendente emissão da ABIO (IBAMA) para início da dragagem; Início da dragagem previsto para junho de 2021 (a depender da autorização do IBAMA)”, destaca o mapeamento.
Sobre o projeto da Rota Bioceânica, o diretor-geral do DNIT, General Santos Filho, esclarece que serão realizadas restaurações que visam o melhoramento das rodovias 267 e 262. “Inclusive o projeto já está licitado e essas obras vão precisar de um aporte de R$ 100 milhões”, informou.
A partir do mapeamento, o senador Nelsinho Trad se comprometeu a procurar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para buscar alternativas que viabilizem os R$ 265 milhões para Mato Grosso do Sul. “O nosso Estado não poderá ficar com prejuízos”, enfatizou o senador.