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Política Sexta-feira, 07 de Maio de 2021, 18:51 - A | A

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Investimento

Dnit solicita R$ 265 milhões para execução de obras em MS

Obras visam a melhoria da infraestrutura em diversos setores do estado

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Assessoria

Dnit solicita R$ 265 milhões para execução de obras em MS

Reunião realizada na sede do Dnit

Bancada federal de Mato Grosso do Sul solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), esclarecimentos em relação à execução dos projetos das BRs e aquaviários em andamento no estado. Em resposta, o Dnit encaminhou à bancada o mapeamento da situação financeira para execução das obras. Conforme o documento são necessários R$ 265 milhões para a realização das obras.

 

Os recursos necessários superam o quantitativo previsto no orçamento para 2021, após vetos recentes do orçamento da União, o coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, senador Nelsinho Trad (PSD), junto ao deputado federal Beto Pereira (PSDB) compareceram na última quinta-feira (6), ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para analisar o andamento dos projetos, priorizando obras previstas para Mato Grosso do Sul. Entre os projetos previstos pelo Dnit estão a manutenção, a implantação e a pavimentação das rodovias BRs 262, 267 e 419, importantes para Rota Bioceânica, do Anel Viário de Três Lagoas, a Travessia de Dourados e a obra do Macroanel Rodoviário de Campo Grande.

 

Diretor-geral do Dnit, general Santos Filho explica que são necessários R$ 265 milhões em investimentos que serão utilizados no decorrer deste ano, seguindo a previsão orçamentária. “Estamos fazendo um exercício de remanejamento para tocar as obras até agosto, para esperar se há uma suplementação”, ressaltou via assessoria.

 

Conforme o Dnit são necessários R$ 65 milhões para o andamento das obras do lote 1 na BR-419. Segundo a assessoria, R$ 25 milhões foram assegurados por meio do Orçamento da União de 2021. O mapeamento consta que no lote 1 serão realizados 52 km de pavimentação, desse total 38 km foram executados.

 

A reforma do Macro Anel de Campo Grande BR-262/060/163 MS, iniciada em 2010, está em fase de conclusão, aproximadamente R$ 2,8 milhões serão destinados por meio da lei orçamentária da União. “Resta apenas a rotatória do entroncamento com a BR163/MS; Projeto aprovado pela CCR; Pendente aprovação da ANTT; Licitar no 2º semestre/2021. Licitar pela ação de manutenção”, destaca o mapeamento do Dnit.

 

As obras de  implantação e pavimentação do Contorno Rodoviário de Três Lagoas tiveram o bloqueio de R$ 16 milhões, conforme o mapeamento são estimados R$ 149 milhões em investimentos e a previsão é que as obras iniciem neste ano e estejam concluídas até 2023. “A situação é de implantação e pavimentação de 26,46 km de nova pista (pista simples + acostamento); Construção de oito pontes e viadutos; Objetivo de retirar todo o tráfego pesado da área urbana da cidade, principalmente os caminhões tri-trens que transportam toras de eucalipto para as indústrias de celulose da região. São projetos em execução”, ressalta o parecer do Dnit. Conforme a assessoria, os parlamentares comunicaram que entrarão em contato com a Itaipu Binacional para solicitar apoio aos projetos.

 

Em relação a travessia de Dourados BR-463, estão previstas a eliminação dos pontos críticos na travessia urbana que está em fase de licitação. De acordo com o Dnit, R$ 15 milhões foram destinados para execução, mas a estimativa prevê um orçamento de R$ 42 milhões. “Implantação e Pavimentação de aproximadamente 5,5 km de nova pista (2 faixas de tráfego + acostamento); Recuperação de aproximadamente 5,5 km de existente (2 faixas de tráfego + acostamento); Implantação e Pavimentação de aproximadamente 2,5 km de pistas laterais para acessar com segurança a rodovia; Implantação de 4 interseções/retornos em nível; Construção de 2 viadutos e contenções em Terra Armada”, explica o documento.

 

Diretora de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Karoline Lemos exibiu o balanço do andamento de obras de dragagem, desobstrução e sinalização do Rio Paraguai, segundo o documento, estão previstos recursos de 1,6 milhões para execução dos projetos de sinalização do Rio Paraguai, viabilizados pela Lei Orçamentária Anual de 2021 prevê. “A gente, no ano passado, finalizou a licitação e estamos trabalhando na dragagem que queremos iniciar em junho”, destacou via assessoria.

 

Para os serviços de dragagem, manutenção, desobstrução de vegetação e sinalização no Rio Paraguai foram encaminhados R$ 7,6 milhões, contudo são necessários R$ 11,1 milhões. “Em andamento os serviços de recuperação das embarcações a serem utilizadas na dragagem, previsão de conclusão em maio de 2021; Pendente emissão da ABIO (IBAMA) para início da dragagem; Início da dragagem previsto para junho de 2021 (a depender da autorização do IBAMA)”, destaca o mapeamento.

 

Sobre o projeto da Rota Bioceânica, o diretor-geral do DNIT, General Santos Filho, esclarece que serão realizadas restaurações que visam o melhoramento das rodovias 267 e 262. “Inclusive o projeto já está licitado e essas obras vão precisar de um aporte de R$ 100 milhões”, informou.  

 

A partir do mapeamento, o senador Nelsinho Trad se comprometeu a procurar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para buscar alternativas que viabilizem os R$ 265 milhões para Mato Grosso do Sul. “O nosso Estado não poderá ficar com prejuízos”, enfatizou o senador.

 

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