Na entrada da Assembleia Legislativa foram montadas tendas em que placas e faixas foram expostas pelos servidores administrativos da educação do Estado, com os dizeres: “em outubro nós daremos a resposta ao governador”. Carros e ônibus lotaram as ruas que dão acesso ao prédio da Casa de Leis, na manhã desta terça-feira (3). Os profissionais reivindicam a incorporação do abono salarial de R$ 200 aos vencimentos dos servidores. O plenário da Assembleia ficou lotado, com ao menos 500 servidores.
Luciana Nassar/ALMS
Servidores administrativos da Educação em reunião com deputados e o secretário Eduardo Riedel
Uma comissão formada por deputados da ALMS e representantes dos servidores administrativos da Educação se reuniu com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, para intermediar o envio de Projeto de Lei em benefício da categoria. O encontro foi realizado nesta terça-feira (3) na Secretaria de Governo.
Segundo o deputado João Grandão (PT), um dos parlamentares presentes no encontro, o Governo do Estado se comprometeu a analisar o pedido. “Agora o governo vai estudar as questões jurídicas. Se estiver tudo certo, a ideia é que o projeto seja encaminhado ainda hoje à Assembleia. Existe a disposição por parte da Casa de Leis de a qualquer momento ser chamado para atender os anseios dos servidores. Estamos aguardando uma nova reunião esta tarde”, afirmou.
O grupo, formado para solicitar o Projeto de Lei ao Governo, foi criado após conversa entre os deputados da ALMS, a Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems) e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted). A sessão ordinária desta terça-feira ficou suspensa durante 15 minutos para as tratativas do grupo antes da ida à governadoria. Os servidores administrativos da Educação estiveram presentes no Plenário Júlio Maia para cobrar e acompanhar o andamento das decisões sobre a solicitação.
Essa não é a primeira vez que os servidores administrativos da Educação comparecem à Casa de Leis para reivindicar a inclusão do abono. Na última quinta-feira (28), os profissionais também estiveram na ALMS solicitando o apoio dos deputados estaduais para o encaminhamento do projeto por parte do Governo do Estado. Participaram também da reunião dos deputados Amarildo Cruz (PT), Professor Rinaldo Modesto (PSDB), Barbosinha (DEM), Cabo Almi (PT) e Paulo Siufi (MDB).