Nesta quarta-feira (16), aconteceu uma reunião por videoconferência entre o governador Reinaldo Azambuja, o governador do Paraná, Ratinho Junior e a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
O governador Reinaldo pediu união de esforços para dar celeridade aos trâmites e chegar à etapa final de leilão da Nova Ferroeste, na B3, previsto para novembro de 2021. "A gente sabe que projetos de concessões e privatizações são projetos que demandam tempo e energia, mas podemos com essa equipe conjunta e potencializar e abreviar o tempo para culminar com o leilão na B3". De acordo com a assessoria, a Nova Ferroeste, que fará a ligação ferroviária de Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá, no Paraná, foi tema de reunião.
O governador classificou a ferrovia como um projeto estruturante que aumenta a competitividade para os dois estados. “Maracaju é o ponto de conexão da Malha Oeste com a futura Ferroeste. Nós temos aí o potencial de minério, produção de etanol e principalmente, através da refinaria do Paraná, a importação do diesel e gasolina. Então é uma nova ferrovia com uma conexão extremamente competitiva aos nossos estados”.
Já a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina destacou o entusiasmo com o projeto e se colocou à disposição. “A ferrovia surge com esse potencial inicial, mas depois outras cargas vão chegando e se incorporando. Se a ferrovia tem boa gestão, com certeza vai agregar outras cargas. Esse é um projeto que o governador Azambuja e o governador Ratinho tem que deixar para a história das suas gestões. Estou absolutamente a disposição para ajuda-los”.
A proposta inicial previa a construção de um terminal em Maracaju, mas segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul fará um estudo técnico para definir um ramal intermediário. “Existe um posicionamento de Governo do Estado que entre o trecho de Guaíra e Maracaju existe a necessidade de ter um outro terminal. Porque tem volume de carga, e tem todas aquelas industrias de etanol. A partir de janeiro nós vamos fazer o estudo sobre onde seria localizado sob o ponto de vista técnico, outro terminal”, explica.
Também participaram do encontro o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Reidel, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves.