Na noite de segunda-feira (24), Mato Grosso do Sul perdeu mais um Deputado Estadual para a Covid 19. O deputado estadual José Almi (PT), conhecido como Cabo Almi, 58 anos. José Almi Pereira Moura o “Cabo Almi”, nasceu no município de Jardim Olinda (PR). Em 1963, a família se mudou para o Distrito de Lagoa Bonita, em Deodápolis, para o cultivo de lavoura. Em outubro de 1983, prestou concurso para soldado da Polícia Militar. Em 1987, se casou com Irene Carolina de Oliveira, com quem teve três filhos: Flávio, Fabrícia e Monique.
- Saiba mais
- Família pede oração após piora do deputado estadual Cabo Almi
- ALEMS declara luto oficial por três dias pelo falecimento do deputado Cabo Almi
- Cabo Almi apresenta pequenas melhoras no quadro clínico
- Morre vítima de covid-19 o deputado estadual Cabo Almi
- Amarildo Cruz, deve assumir a cadeira na ALEMS
- Deputado Cabo Almi apresenta melhoras e poderá ser desentubado
- Câmara cancela sessão em luto pela morte de Cabo Almi
- Com Covid-19, Deputado Cabo Almi é intubado
- Governo do estado decreta luto oficial pela morte de Cabo Almi
Em 1988, foi aprovado no concurso para cabo da PM. No início da década de 90 ajudou a fundar o Grêmio 8 de Abril, do qual foi presidente por seis anos. Em 1996, foi eleito vereador em Campo Grande, pelo Partido dos Trabalhadores, sendo reeleito por mais três mandatos, até assumir a vaga de deputado estadual em 2011.
Com atuação firme em defesa das causas populares, Cabo Almi se tornou uma das principais lideranças políticas em Mato Grosso do Sul, pautando suas ações em plenário com equilíbrio e sensatez. O Deputado é autor de diversas leis em prol de segurança, saúde e educação.
O chefe da Unidade de Educação Fiscal da Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul), Amarildo Cruz, deve assumir a cadeira do deputado estadual Cabo Almi (PT). Cruz é filiado ao PT e já foi membro da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul.