A Câmara Municipal de Campo Grande começa suas atividades na manhã desta quinta-feira (13) com uma grande expectativa da sociedade a respeito do afastamento do prefeito Gilmar Olarte (PP). Após a determinação do desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva, que mandou comunicar ao presidente da Casa de Leis, vereador Mário César (PMDB), para deliberar sobre o artigo 23, inciso XIV da Lei Orgânica do Município, que trata sobre o afastamento do chefe do Executivo por 180 dias, se recebida a denúncia contra o mesmo, pelo juízo competente.
Saiba mais
Definidos três vereadores que farão parte da Comissão Processante contra Olarte
Câmara de Vereadores aprova por unanimidade abertura de Comissão Processante
Olarte diz não temer Comissão Processante e quer provar que não cometeu crime algum
Anderson Ramos / Capital News
População acompanha destino de Olarte e “apoiadores e oposição” dividem plenário da Câmara
A determinação veio após o Tribunal de Justiça de MS aceitar, por unanimidade, a denúncia do Ministério Público Estadual contra o prefeito Gilmar Olarte, por crime de corrupção e lavagem de dinheiro. A votação da instalação da Comissão Processante também será discutida. São necessários 20 votos, dos 29 vereadores, para sua aprovação.
Na situação, a base aliada afirmou que irá aprovar a instalação da processante porém alguns itens do requerimento não serão aprovados pois foram considerados “abusivos”, diz Airton Saraiva do (DEM). Já o vereador Carlão, (PDT) destacou que mesmo sendo oposição, acredita que “em relação ao afastamento do prefeito Gilmar Olarte (PP) não será apressiado ainda por que o comunicado do Tribunal de Justiça não chegou às mãos da Câmara Municipal de Campo Grande.
Anderson Ramos / Capital News
A Câmara de vereadores não está totalmente cheia no momento, foram distribuídas senhas e por enquanto a movimentação é em apoio ao prefeito. Os manifestantes estão do lado de fora, acompanhando por um telão que foi instalado e até o momento estão impedidos de entrar no plenário.
Saiba mais
Defesa de Olarte vai entrar no STJ para anular investigação do MPE
Relator do TJMS manda Câmara cumprir Lei Orgânica e afastar prefeito Gilmar Olarte
Oposição quer Decreto Legislativo para afastar Olarte da Prefeitura de Campo Grande
TJMS aceita denúncia e Gilmar Olarte se torna réu por corrupção passiva