Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Política Sábado, 14 de Novembro de 2009, 07:34 - A | A

Sábado, 14 de Novembro de 2009, 07h:34 - A | A

Reunião do Codesul acontece em Campo Grande na próxima semana

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Acontece no próximo dia 18, às 9h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, a quarta reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) em 2009. Durante a reunião, o governador André Puccinelli vai apresentar uma proposta de articulação entre os estados que formam o Codesul - Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul – para o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Um dos pontos de maior destaque na pauta da reunião é a assinatura da resolução que cria um grupo de trabalho com objetivo de estruturar proposta de implantação da Ferrosul, uma instituição com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias no Codesul.

Os governadores dos quatro estados também vão discutir o andamento da criação da Companhia de Desenvolvimento do Codesul e a reestruturação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), pelas Procuradorias-Gerais dos estados do conselho. Será assinado um protocolo de intenções para o desenvolvimento do comércio exterior entre os membros das redes Codesul e Zicosul, além de outras parcerias.

Outro assunto abordado na reunião será o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agrícola Codesul 2010, que será apresentado pelo governador do Paraná, Roberto Requião. Serão desenvolvidas ações especiais em torno da produção agrícola para o próximo ano, com a expectativa de produção de 75 milhões de toneladas de grãos no Brasil. O planejamento dessas ações serão desenvolvidas pelo conselho em conjunto com o BRDE, além de envolvimento de técnicos, lideranças agrícolas, secretários estaduais de agricultura e bancadas estaduais e federais dos quatro estados.

O secretário estadual de Habitação e Cidades (Sehac), Carlos Marun, fará uma exposição da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 285, que prevê a destinação de recursos permanentes à moradia social, sendo 2% da União e 1% dos estados, Distrito Federal e municípios.

Também será assinado o Protocolo de Intenções Codesul/Zicosul, com objetivo de desenvolver o comércio exterior entre os membros das duas redes, além de promover a integração como mecanismo para o desenvolvimento econômico e social e coordenar esforços para a otimização da capacidade de produção.

A primeira etapa do encontro é uma reunião reservada entre os governadores, que serve para acertar detalhes de proposições que serão apresentadas e aprovadas depois, na reunião plenária, mais ampla, e com participação de membros dos governos e parlamentares dos estados do Codesul.

Por: Marcelo Eduardo (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS