Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Agronegócio Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 15:25 - A | A

Domingo, 22 de Dezembro de 2024, 15h:25 - A | A

Mercado pecuário

Carne bovina atinge vantagem histórica sobre o valor da arroba do boi

Demanda elevada em dezembro mantém preços no atacado acima dos valores de abate

Elaine Oliveira
Capital News

Neste mês de dezembro, os preços da carne bovina no mercado atacadista da Grande São Paulo atingiram uma vantagem histórica em relação ao valor da arroba do boi gordo para abate, de acordo com o Indicador CEPEA/B3. No início da semana, a arroba de carcaça casada de boi à vista foi negociada a R$ 42,10 acima do valor da arroba do animal para abate.

Pesquisadores do Cepea explicam que o aumento nos preços da carne é sustentado pela demanda aquecida dos consumidores brasileiros. Em contrapartida, a procura por boi gordo para abate apresenta sinais de desaquecimento, uma vez que boa parte das escalas de abate já foi preenchida para as próximas semanas, reduzindo o interesse de frigoríficos em novas compras.

Por outro lado, muitos pecuaristas têm adotado uma postura mais cautelosa. Alguns já encerraram as vendas de 2024, enquanto outros preferem aguardar possíveis aumentos nos preços em janeiro. A expectativa de elevação dos valores no início do ano se baseia na tendência de retomada de equilíbrio entre os preços do boi gordo e da carne.

O cenário reflete o momento de transição no mercado pecuário, com variáveis como a sazonalidade da demanda e as estratégias de produtores e frigoríficos influenciando os preços. A expectativa de um ajuste nos valores em 2025 reforça a importância de monitorar os movimentos do mercado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS