Campo Grande/MS, Quinta-Feira, 18 de Agosto de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Reportagem Especial
Sábado, 30 de Julho de 2022, 15h:21
Tamanho do texto A - A+

Amizade: Qual sentido dessa palavra para você?

Grupo de amigos colecionam histórias e partilham o que fazem para manter viva amizade

Renata Silva
Especial para o Capital News

Você tem amigos? No dia 30 de julho é comemorado o dia internacional da amizade em vários países, entre eles o Brasil. A data foi instituída pela ONU em 27 de abril de 2011. O Capital News reuniu histórias inspiradoras compartilhadas por pessoas que preservam esse laço e entendem a importância desse relacionamento.

Acervo pessoal

Amizade: Qual sentido dessa palavra para você?

30 anos de partilhas de sorrisos, tristezas, desafios que acompanham o tempo

“Um ranço que virou amizade”, “Tantos momentos e tantas histórias”, “Da raiva ao amor!” são apenas alguns dos títulos que a aposentada de Jane Conegundes de 47 anos sugeriu para a amizade que nutre com as amigas Aldinéia Conegundes, Renata Dias Espósito e Virgínia Dias Espósitoha ha 30 anos. A relação que começou com estranhamento rendeu até tatuagem para eternizar o carinho.

Acervo pessoal

Amizade: Qual sentido dessa palavra para você?

Tatuagem com as amigas feita no dia do amigo do ano passado


Já são quase 30 anos de partilhas de sorrisos, tristezas, desafios que acompanham o tempo. “As histórias foram muitas, grandes emoções e comédias que daria um livro, talvez de comédias. Algumas fases ficamos afastadas de corpo, mas nunca de alma”, detalha Jane.

A aposentada fala que sempre declararam que a amizade delas seria eterna, um dia elas fizeram um pacto de “cuspi nas mãos” para selar a amizade, no entanto no ano passado elas decidiram fazer uma tatuagem para eternizar a amizade. “O coração pintado de preto significa a primeira a fazer amizade, Renata, e assim, sucessivamente, segunda Jane, a terceira Virgínia e quarta Aldinéia.

Acervo pessoal

Amizade: Qual sentido dessa palavra para você?

Grupo das amigas nos encontros com as roupas personalizadas

A Sabrina Feiteira de 29 anos também faz questão de manter o laço de amizade. Ela faz parte de um grupo de amigas formado por 23 mulheres, sim! Acredite, 23. Suzana, Rose, Marilda, Sabrina, Helo, Karla, Laís, Kelly, Karina, Alcina, Jessica, Katia, Gi, Joyce, Evelini, Ariane, Tamires, Dai, Neide, Juliana, Fernanda, Aldelene e Eli. A amizade existe há oito e as amigas têm camisetas, bonés, maiô e canga, taças entre outras coisas personalizadas.

Acervo pessoal

Amizade: Qual sentido dessa palavra para você?

Grupo das amigas nos encontros com as roupas personalizadas


Ela é uma das novatas, mas já acompanha as meninas a algum tempo porque a prima dela, Marilda já fazia parte. “Sempre que ela comentava sobre a reunião das coleguinhas, as festas eu ficava louca pra ela me convidar para participar, em fevereiro ela me fez o convite para entrar no grupo”, comenta.


A influenciadora conta que as mulheres se reúnem uma vez por mês para conversar, comemorar aniversário e outros assuntos discutidos pelo grupo. “Nos reunimos para falar sobre a nossa vida pessoal para desabafar procura ajuda umas com as outras. Somos sempre parceiras para o que der e vier, claro que as vezes rola umas faíscas, mas logo tudo fica bem”, destaca.

Acervo pessoal

Amizade: Qual sentido dessa palavra para você?

Wantuir com os amigos da Faculdade na colação de grau

Da Faculdade de turismo para a vida! Assim declara Wantuyr Tartari. Ele e cerca de 25 amigos começaram a relação de amizade ha mais de 20 anos e mantém os laços afetivos até hoje.

Acervo pessoal

Amizade: Qual sentido dessa palavra para você?

Uma das festas organizadas pelo Wantuir


Eles se conheceram la no curso de turismo de um Instituto de Ensino Superior em Campo Grande, em 2002. Ele fala que foram quatro anos de convívio e acrescenta que depois da formatura os encontros passaram a ser anuais.

Wantuyr fala que no início eram 50 estudantes, desses apenas 25 chegaram à reta final, nos encontros praticamente todos se fazem presentes, “com exceções dos poucos que mudaram de cidade ou estado, mas o avanço da tecnologia contribuiu para manter os laços afetivos com eles” pontuou.

"Eles são a família que escolhemos, são as pessoas com quem estabelecemos vínculos mais significativos e duradouros durante a vida"


Ele é um dos organizadores dos reencontros, para ele é muito importante manter viva essa amizade e para isso faz questão de organizar os encontros. “É muito prazeroso reencontrar os nossos amigos, isso faz um bem inimaginável. Eles são a família que escolhemos, são as pessoas com quem estabelecemos vínculos mais significativos e duradouros durante a vida”, frisa Wantuyr.

Acervo pessoal

Amizade: Qual sentido dessa palavra para você?

A noite do pijamas da Célia e as amigas

A Funcionária Pública Célia Miyuki Minada de 58 anos também têm uma história de amizade de longa data com as seis amigas Jucileide Oliveira, Leila Aparecida Oliveira de Assis, Rose Mary Vitor Nunes, Rosemilda Gimenez, Samira Abdonor, Silvia Barreto dos Santos. A relação com as amigas ultrapassa os 30 anos.

Acervo pessoal

Amizade: Qual sentido dessa palavra para você?

Célia e as amigas na época do Bamerindus

 

“Na década de 80 fiz um teste na antiga e extinta Seguradora Bamerindus para ingressar como digitadora e lá conheci as minhas amigas. Às sextas-feiras saíamos para um happy hour, para almoçar todas juntas, na hora do almoço as vezes batíamos pernas na rua 14 de julho para ver vitrines, naquela época todas eram solteiras”, pontua.

A Célia conta que já reuniram em vários encontros para fazer “a noite do vinho”, “a noite do pijama (com direito a massagem e maquiagem que foi na casa da Silvia)”. A Funcionaria Pública diz que as amigas têm diversas fotos juntas e até um Imã de geladeira. “Montamos um grupo no wathzApp e colocamos nome do grupo “Meigas e Abusadas” brinca.

Ela fala que o mais importante nessa amizade é o amparo que uma dá para a outra “Nessa fase da vida é o sentimento de amparo que temos, pois umas cuidam e se preocupam umas com as outras. Se fazer presente na solidão da outra”, finaliza.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix