Campo Grande/MS, Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Reportagem Especial
Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2019, 11h:09
Tamanho do texto A - A+

Churrasco e chimarrão já são hábitos do sul-mato-grossense

Costume da cultura gaúcha é forte no Mato Grosso do Sul

Laryssa Maier
Capital News

 

Divulgação/PMCG

Churrasco e chimarrão já é hábito do sul-mato-grossense

..

Mato Grosso do Sul completa 42 anos, a qual nesse curto período acarretou milhares de histórias e culturas.  A pluralidade de culturas a qual aqui habitam é o que torna o Estado maravilhoso. 

 

Nas manhãs um chimarrão acompanhado de uma cuca doce, nas reuniões de família aquele churrasco gordo acompanhado de uma bebida gelada, essa tradição os sul-mato-grossenses herdaram dos sulistas. 

 

Os primeiros imigrantes gaúchos chegaram ao final do século 18 e se estabeleceram na porção sul do estado, onde hoje é Mato Grosso do Sul. A história gaúcha no Estado não se limita ao avanço dos campos de soja, há cerca de 50 anos. É bem mais antiga, registrando cerca de 200 anos de convívio que moldou um novo Estado, uma nova geopolítica, junto, o gaúcho foi cativando adeptos a sua cultura. Trouxe o chimarrão, churrasco, danças e sua forma peculiar de se divertir com jogos e festas. Também agregou costumes locais. 

Laryssa Maier/ Capital News

Churrasco e chimarrão já é hábito do sul-mato-grossense

Danilo preparando churrasco para o almoço

 

Danilo Zmijevski é técnico agrícola, chegou em Mato Grosso do Sul em 1987, e conta que veio a passeio mas permaneceu no estado pela facilidade de serviço da época, “eu estava em Primavera do Leste, trabalhando no Mato Grosso, estava voltando pra Santa Catarina e passei pra visitar minha irmã que estava morando aqui. Em 7 dias eu estava trabalhando no Governo, cheguei em um época que o governo estava precisando de técnico agrícola”.

 

Logo após ele  casou com uma sul-mato-grossense e criou suas raízes, teve dois filhos, concluiu duas faculdades Teologia e  Administração, hoje também é  empresário e pastor. “Uma cultura muito parecida com a cultura do Sul, onde se tornou mais fácil de se habituar com o Lugar”.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix