Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 08:09 - A | A

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 08h:09 - A | A

Aniversário MS

Mato Grosso do Sul: terra que acolheu diversas povos e costumes

Estado comemora 42 anos nesta sexta-feira

Laryssa Maier
Capital News

Roberto Higa/Foto cedida

Mato Grosso do Sul completa 38 anos de emancipação política

..

Nesta sexta-feira (11) o Estado de Mato Grosso do Sul completa 42 anos. A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo lento, em que foram levados em consideração aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. Foi no dia 11 de outubro de 1977 que o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar nº 31 dividindo Mato Grosso e criando o estado de Mato Grosso do Sul, a data é pouco lembrada no Estado vizinho.

Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA)

Mato Grosso do Sul completa 38 anos de emancipação política

..

 

O acontecimento das primeiras eleições deu-se apenas em 1982, como justificativa de desmembrar o novo estado, foi argumentado pelo governo federal que a grande extensão da área do antigo estado tornava-o difícil de administrar, além da apresentação dos verdadeiros ambientes naturais diferenciados. 

 

O primeiro Governador do Estado foi Harry Amorim Costa, que administrou por 5 meses, entre 1º de janeiro e 12 de junho de 1979.Nascido no município de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. O primeiro Senador Pedro Pedrossian eleito em 1978, renunciou ao mandato em 1980 para assumir o cargo governador nomeado do estado de Mato Grosso do Sul em 7 de novembro daquele ano.

Deurico/Arquivo Capital News

Reinaldo Azambuja

Reinaldo Azambuja

 

Atual Governador Reinaldo Azambuja, foi reeleito em outubro de 2018, iniciando o segundo mandato em 1º de janeiro de 2019, Azambuja é o 11º Governador de MS. 

 

O estado está dividido em 4 mesorregiões e 11 microrregiões, divididos em 79 municípios, além da capital, outros municípios com população superior a cem mil habitantes são Dourados, Três Lagoas e Corumbá. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul tem atualmente cerca de 2.778.986 habitantes. A população é formada por imigrantes de várias regiões do Brasil e até de outros países. 

 

A pluralidade de culturas que construíram Mato Grosso do Sul o tornou tão receptivo como os Paraguaios, alegres como os Português, festeiro como os Gaúchos, disciplinados como os Japoneses, empreendedores como os Libaneses e fechando com a pluralidade dos indígenas, dentre tantas outras.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS