Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Reportagem Especial Domingo, 12 de Abril de 2020, 07:49 - A | A

Domingo, 12 de Abril de 2020, 07h:49 - A | A

Viva a vida

Jesus Cristo renasce neste domingo

Domingo de páscoa é uma festa móvel entre o dia 22 de março e 25 de abril

Elaine Silva
Capital News

Reprodução

Páscoa sexta

Páscoa simboliza a ressurreição de Jesus Cristo para os cristãos

Ovos de páscoa, coelho, e a tradicional busca por ovos de chocolates escondidos, marca o domingo de Páscoa, 12 de abril de 2020. Para os fiéis a data marca o dia que Jesus Cristo vence a morte para mostrar o valor da vida.

 

 A comemoração foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), devendo ser celebrado sempre ao domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul). 

 

Considerada uma festa móvel a páscoa, assim como todas as demais festividades que estão relacionadas a esta data. A comemoração da Páscoa, no entanto, costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril.

 

No judaísmo a páscoa teve a sua origem na história do povo judeu, e o Pessach ou Pesach é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito, aproximadamente em 1280 a.C. As festividades começavam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan. Era servida uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair apressadamente do Egito.

Reprodução

Páscoa

Páscoa simboliza a ressurreição de Jesus Cristo para os cristãos

 

Conforme apurado pela reportagem do Capital  lws, o coelho da Páscoa, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.

 

Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. No catolicismo, as comemorações referentes à Páscoa começam na "Quinta Feira Santa" com a Missa da Ceia do Senhor. Em seguida, na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus. O "Domingo de Páscoa", que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos, encerra as comemorações de Páscoa.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS