Sistema Famasul/Assessoria
Jaime Verruck, Marcelo Bertoni, Nelsinho Trad e Antônio Nascimento presentes no evento
Nesta quarta-feira (1º) foi lançada oficialmente a 15ª edição da Dinâmica Agropecuária (Dinapec). A feira bianual está marcada para acontecer entre os dias 22 e 24 de março, em formato diferenciado e programação interativa. O evento é realizado pela Embrapa Gado de Corte, Sistema Famasul e o Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
O evento possibilita a troca de conhecimentos e saberes que servirão para produtores rurais e técnicos promoverem inovações e melhorias no sistema produtivo. As inscrições são gratuitas no site: doity.com.br/dinapec2023.
O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, destacou a importância do evento, de inserir novas tecnologias à propriedade, e inclusive de levar o jovem para o campo. “Encontramos o jovem que ajuda o seu pai nas propriedades rurais fazendo essa inserção de novas tecnologias, trazendo para a propriedade. Essa é a importância de estar com a Dinapec jovem lá dentro.” Marcelo também ressaltou as pesquisas que nasceram dentro da Embrapa, e que com o avanço fazem diferença na vida dos produtores rurais, com isso os resultados chegam até a população.
O Secretario de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esteve presente no lançamento da feira e destacou a importância da pecuária para Mato Grosso do Sul. “O que nós queremos mostrar na Dinapec é o caminho da pecuária, investimento, intensificar, reduzir o tempo de abate dos animais, melhorias de pastagem, reduzir o espaço para a produção”, disse Verruck, afirmando que a feira traz todos esses modelos com a pesquisa da Embrapa.
O Senador Nelsinho Trad participou do lançamento da 15ª edição da Dinapec e ressaltou que “a feira agrega valor à produção de alimentos para o Brasil e o Mundo”. Nelsinho ainda destacou a importância da tranquilidade aos produtores do campo e o respeito ao direito de propriedade: “Quem produz no campo deve ter tranquilidade para continuar produzindo com respeito e em paz. Este é um dos ramos da economia brasileira que mantém a chama da positividade acesa”.
Outra presença importante no evento foi o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio Nascimento Ferreira Rosa (Toti), que ressaltou que a Embrapa sem o produtor rural não faz sentido e sua missão é desenvolver conhecimento e tecnologia para o homem do campo. “A instituição atua em diferentes áreas e tudo que tem sob a mesa da população. Esta união junto a Famasul e ao Senar é uma honra e satisfação, com a certeza de que o objetivo de levar conhecimento será atingido”.