Filho de agricultor capixaba, Waldemiro Bueke, de 53 anos, encontrou na citricultura em Mato Grosso do Sul a realização de um sonho. Ele produz laranja e limão no assentamento Eldorado, em Sidrolândia. No entanto, quase desistiu ao ver sua plantação ser atingida por uma doença devastadora. Através do apoio do Senar/MS, ele não só recuperou sua produção como também aumentou a produtividade.
O desafio e a virada
Nascido no Paraná, Waldemiro mudou-se para a capital sul-mato-grossense há seis anos. "Eu trabalhei muito tempo com venda e compra de hortifruti no Ceasa. Quando decidi encerrar a parceria que eu tinha, apostei no sonho antigo de ter a minha terra e viver dela. Hoje, sou produtor de citrus, além de algumas culturas que ajudam na economia de custos na produção", relata.
O grande desafio surgiu quando, em uma entrega no Ceasa, foi impedido de entrar com seus produtos devido a um fungo que tomou sua plantação. A fumagina afetou 500 pés de limão e ameaçava outros 500 de laranja. "Inicialmente, eu iria gastar R$2 mil a cada 15 dias em aplicação de produtos para recuperar a plantação. Eu me desesperei", lembra.
Em busca de uma solução, Waldemiro procurou o Senar/MS. "Hoje, preparo produto para trabalhar seis meses com R$100. Quem viu a minha plantação há um ano e ver hoje, vai observar total diferença nos frutos. Faço um controle orgânico e muito mais econômico."
De produtor a empreendedor
Com conhecimento e orientações do Senar/MS, Waldemiro encontrou a coragem para empreender. "Com o apoio do técnico que me atende, decidi incentivar outros produtores da região a sonharem mais alto. Estamos abrindo uma cooperativa aqui no assentamento El Dorado para aumentar a produção com custo baixo. E quem sabe, mais para frente, termos a nossa própria fábrica de sucos."
A cooperativa Eldorado já conta com 23 produtores rurais associados, visando melhorar a renda das famílias e trazer bons resultados para a economia local. Recentemente, o Governo do Estado assinou um termo de cooperação técnica com a Fundecitrus para expandir a citricultura no Mato Grosso do Sul.
Assistência técnica e expansão da citricultura
Waldemiro e outros produtores recebem assistência técnica do Senar/MS, cada um com supervisão específica. Se você é produtor rural e ainda não conhece os serviços do Senar/MS, procure o Sindicato Rural do seu município. O atendimento é gratuito.
Transformando Vidas
Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.