Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Rural Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2009, 09:20 - A | A

Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2009, 09h:20 - A | A

Agronegócio vai antecipar fusões no mercado brasileiro

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A crise financeira internacional deverá antecipar para 2009 o processo de fusões e aquisições previsto para acontecer no agronegócio brasileiro apenas para os próximos dois ou três anos. A avaliação é do sócio em corporate finance da PricewaterhouseCoopers, Alexandre Pirerantoni, para quem o contexto de crise que reduziu a oferta de crédito no mercado e vai promover uma consolidação de alguns setores, especialmente do agronegócio. "O agronegócio é muito pulverizado e tem players pequenos, o que favorece essa consolidação", afirma Pirerantoni.

De acordo com o executivo, o elevado grau de alavancagem em que algumas empresas se encontravam, aliado à queda das commodities no mercado internacional e o menor ritmo de crescimento das economias criam um cenário favorável para uma consolidação no setor. Entre os que devem se destacar em 2009 são os de proteína animal, mais especificamente carne bovina e laticínios. "Os frigoríficos vão continuar se expandindo no mercado externo e por isso existe a tendência de consolidação. No caso dos laticínios, já identificamos operações de fundos de private equity nesse setor".

Diante desse cenário, o setor de alimentos aparece como o mais atraente para fusões e aquisições em 2009, mesmo diante de um quadro de crise. Segundo Pirerantoni, o setor tem bom potencial de crescimento, com uma classe média elevando seu poder de consumo. Levantamento realizado pela PricewaterhouseCoopers mostra que em todo mundo, o processo de fusões e aquisições recuou 25% em 2008, sendo que no Brasil a queda será entre 10% e 12%. (Fonte: Agência Estado )

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS