O setor da avicultura agradeceu os projetos e programas do Governo do Estado em prol do setor e também para entregar mais reivindicações, durante a 83ª Exposição. Os três primeiros produtores a receber os incentivos fizeram um depoimento da importância do programa ao governador Eduardo Riedel e disseram que, graças aos incentivos fiscais, já podem pensar na atualização tecnológica dos aviários. “Esse é o papel do Estado, apoiar quem produz, quem gera emprego e renda, e possibilitar que cresçam porque assim Mato Grosso do Sul também cresce”, pontuou o governador Eduardo Riedel (PSDB).
O setor é muito importante para os pequenos produtores e existem muitos com capacidade de receber novas granjas, o que daria viabilidade econômica para que continuassem em atividade.
A presidente da Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul), Kelma Torrezan Carrenho, destacou a importância da implementação do Programa Frango Vida, que oferece incentivo aos produtores de aves que produzem de forma sustentável e eficiente, cumprindo as normas ambientais, sanitárias e trabalhistas, de acordo com a exigência do mercado.
Os avicultores também fizeram algumas reivindicações ao governador, como a necessidade de melhorias na infraestrutura logística de acesso aos aviários, bastante prejudicada devido ao período prolongado de chuva. De acordo com o Governo do Estado, manifestaram também a preocupação com o fornecimento de energia elétrica aos aviários dos principais polos produtores.
Outra pauta que o setor trouxe ao governador foi a importância da fiscalização na fronteira do Brasil com a Bolívia para evitar a entrada da gripe aviária no Estado. O secretário Jaime Verruck lembrou que a Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) está com barreiras sanitárias permanentes nas fronteiras, ciente da gravidade do caso e da responsabilidade do governo em proteger o Estado dessa doença.