Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Rural Sexta-feira, 20 de Março de 2009, 11:48 - A | A

Sexta-feira, 20 de Março de 2009, 11h:48 - A | A

Brahman traz para a Expogrande descendentes de campeões

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A exposição de gado Brahman na Expogrande terá um plus de qualidade este ano com a participação de animais que prometem elevar ainda mais o conceito da raça dentro e fora do Estado. Serão trazidos para Campo Grande descendentes dos grandes campeões das feiras ExpoBrahman e ExpoZebu de 2007, ambas realizadas em Uberaba (MG).

A fêmea e o macho, vencedores dos dois eventos respectivamente, são de criadores de Mato Grosso do Sul e a expectativa é de que os descendentes concentrem as mesmas qualidades genéticas. "São animais com potencial para serem campeões e representar o Estado em alto nível nas exposições nacionais", assegura o presidente da Associação de Criadores de Brahman de Mato Grosso do Sul, Gustavo Torres Vilaverde.

Proprietário da fêmea campeã, Vilaverde cita a premiação dos dois animais como um exemplo da qualidade do rebanho do Estado, qualificando-o como um dos melhores do Brasil. Para a Feira deste ano, a expectativa é de que cerca de 100 animais da raça participem, sendo que o julgamento acontecerá nos dias 27 e 28 de março.

Para o dia 27, a Associação também está programando uma palestra sobre o Programa de Melhoramento Genético de Zebu, com ênfase na raça Brahman. Conforme Vilaverde, a associação se empenha em trazer animais de qualidade genética para valorizar a Expogrande. "Estamos nos dedicando a promover os animais da raça, pois Campo Grande é uma excelente praça", enfatiza.

Apesar de considerar o difícil momento vivido pela pecuária nacional, gerando comedimento por parte de alguns segmentos da pecuária, Vilaverde afirma que a ameaça de crise não atingiu os cerca de 40 criadores de Brahman do Estado. "As qualidades da raça, principalmente em termos de produtividade, garantem uma demanda crescente de touros. Os criadores estão produzindo mais porque os compradores adquirem um animal e voltam para buscar mais", salienta. (Fonte:Via Livre/Acrissul)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS